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Crítica - Bastardos | por Gabriel Amora

A VELHA TRAMA MAL CONTADA



    A diretora Claire Denis é uma das mais importantes para o seu país (França), por conta de seus inúmeros filmes e prêmios que ganhou durante seu trabalho, o que inclui esse novo filme 'Bastardos', que ganhou a chance de ser visto por todos em Cannes. Que em seguida, veio parar na Mostra do Rio de Janeiro, e com o sucesso que festivais ocasionam, você pode ir conferir o filme nessa sexta feira (dia 25).
    A ignorância em casos de filmes que vieram de festivais é importantíssima. Pouco me importo com trailers e sinopses sobre filmes que passam em Mostras de cinema, para a surpresa ser mais digna, contudo, nem tudo é lindo na sétima arte. Surpresas podem ser desagradáveis, e digamos que esse é o adjetivo ideal para definir o filme que tenta ser muito, mas na verdade é pouco. Pouco em relação à arte, intelectualidade e a prazer.
    Diferentemente de um Tabu ou Abismo Prateado (ambos os filmes requer uma necessária paciência e atenção), esse filme começa e termina confuso. A ideia do filme é boa e interessante, apenas a maneira que foi execultada que deixa a desejar. Histórias sobre traições, vinganças e amor são trabalhadas de formas extremamente artificiais, sendo completamente falsa a emoção desses sentimentos que o roteiro tenta passar. Tudo no filme é misturado como se fosse uma salada de tramas que juntas se completam. Algo que podia ter sido feito de boa forma como tantos outros filmes que querem confundir o espectador para entregar um final mais confuso, mas que são bem trabalhados. O que não é o caso desse, que possui uma forma tão mal resolvida que parece que ficou faltando criatividade e talento no roteiro.

    Porém, as atuações são todas boas. Através dos atores é possível se notar coragem e vontade de atuar. Coragem em mostrar o corpo nu em diversas cenas de sexo e vontade ao revelarem emoções aos personagens que ficam tão perdidos quanto nós em diversos momentos. Com o curto elenco que o filme possui, todos são calmos e violentos na hora exata, resultando em momentos de tensão que justificam a censura de 18 anos. Contudo, ainda assim, o roteiro é infeliz ao querer causar tantas reviravoltas e tramas inversas, que parece que nem os atores sabem o que fazem.

    E assim conclui-se que o filme é uma tentativa de ser drama adicionado com uma dose de suspense. E que no fim de tudo acaba se tornando um pseudo-romance que não consegue causar nem alegria e nem emoção, e resultando em uma tristeza. 




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