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Oscar 2015 | A Inesperada Fotografia de Birdman

    

Domingo passado, 22, aconteceu a mais importante noite do Cinema, na qual foram premiados com uma estatueta do Oscar os filmes que se destacaram aos olhos dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O vencedor da principal categoria, a de Melhor Filme, foi o longa Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), levando, além desta, outras três. Seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki, faturou o prêmio pela sua distinta maneira de contar, visualmente, a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), ator atormentado pelo único papel de sucesso de seu currículo, o super-herói Birdman, enquanto busca reconhecimento pelo seu novo sério projeto na Broadway.
A câmera andante de Lubezki acompanha os movimentos dos personagens envolvidos no aclamado roteiro de Alejandro González Iñárritu e, por conta de outro diferencial, a ausência de cortes, o filme aparenta ter uma só tomada. Isto confere-nos a ideia de que fazemos parte do enredo; de que não apenas assistimos a uma sucessão de fatos, mas vivenciamo-los e sentimos toda a emoção trazida por eles. Tamanho realismo também fora usado por ele no longa de Alfonso Cuarón, Children of Men, em uma emocionante cena de perseguição dentro de um carro. Ganhou o BAFTA por este filme e uma indicação ao Oscar. Colaborou com o diretor, que é um grande amigo desde a época que estudaram na mesma universidade, em vários outros filmes, como, por exemplo, o espetacular Gravidade, cujas imagens renderam-lhe uma estatueta na cerimônia do ano passado.
A inquietude dos falsos olhos do espectador contrasta-se com a também conceituada fotografia do filme polonês Ida. A câmera do longa ganhador de Melhor Filme Estrangeiro é estática, enquanto a de Birdman é rápida, cheia de movimento. Já a predominância de cores mais escuras, ao contrário das saturadas escolhidas por Wes Anderson para O Grande Hotel Budapeste, dão sobriedade ao longa de Iñárritu. 


Além destes, também disputavam a categoria de Melhor Fotografia o segundo filme dirigido por Angelina Jolie, Invencível, e Mr. Turner. Ambos são repletos de belas imagens; Dick Pope recria com perfeição a luminosidade e as condições atmosféricas das obras do excêntrico pintor britânico, merecendo reconhecimento. Porém, apesar da visível qualidade dos outros concorrentes, Lubezki levou o prêmio para casa; não pela estética dos enquadramentos e paisagens, mas pela originalidade de seu trabalho.
As técnicas usadas na narrativa de Birdman são singulares e bem executadas, aglomerando-se aos diversos outros motivos que levaram o filme de Alejandro G. Iñárritu a ser um sucesso entre os participantes da renomada Academia.    

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