Pular para o conteúdo principal

Homeland | A alienação e o patriotismo de uma nação

Os ataques às torres Gêmeas em setembro de 2001 provocaram drásticas mudanças em todas as vertentes dos Estados Unidos; sua cultura foi remodelada, a interpretação dos cidadãos em relação ao mundo tornou-se mais desconfiada e medidas de segurança nunca chegaram a parâmetros rígidos como se encontram atualmente. É nesta infindável tensão que observamos em Homeland as inúmeras dobraduras existentes no governo e na CIA em suas tentativas em conter possíveis ataques terroristas.

Entre os membros da Al-Qaeda de maior periculosidade, está Abu Nazir, um dos terroristas mais procurados dos Estados Unidos, cujas atividades causaram profundas feridas no território americano e nos países aliados. Durante uma operação realizada pelo Delta Force, um dos complexos de Nazir foi tomado, cuja equipe é surpreendida ao encontrar um prisioneiro de guerra americano em uma da cela. 



Nicholas Brody é um sargento fuzileiro naval capturado em 2003 e considerado desaparecido e morto desde então. Após oito anos, sua esposa Jéssica e seus filhos Chris e Dana foram capazes de superar a perda e reconstruir suas vidas apesar do doloroso impacto. Jessica atualmente vive um relacionamento com Mike Feber (melhor amigo de Brody), mas possui uma dor de cabeça ao lidar com Dana, que está passando pela crise adolescente e possui poucas memórias do pai; Chris era muito jovem quando Brody desapareceu e sequer se lembra de quem ele era. As feridas da família são magoadas novamente com o retorno de Brody, que também tem dificuldade em se adaptar após um longo período de tortura.


10 meses antes, uma agente da CIA chamada Carrie Mathison conduzia uma operação não autorizada no Iraque. Apesar de ter sido proibida, ela entrou em contato com um prisioneiro que trabalhava para Abu Nazir e que estava prestes a ser executado. "Um prisioneiro americano passou para a Al-Qaeda", essa foi a mensagem dita por ele. Aos olhos da pátria e dos membros da CIA, Brody é visto como um herói, mas Carrie enxerga-o como um efetuador de um ataque terrorista organizado por Abu Nazir. Com a ajuda de seu chefe e mentor, Saul Berenson, Carrie conduz uma investigação para impedir que um novo atentado ocorra.

Produzida por Howard Gordon e Alex Gansa, Homeland nos deleita com uma trama complexa que possui forte influência da realidade. Seus planos são caóticos e estressantes, o que causa agonia e apreensão. A dúvida sobre o que pode acontecer está sempre presente e os ótimos truques dos roteiristas nos mostram que o futuro que a história pode levar é imprevisível.

A série nos mostra o lado íntimo de seus personagens, Carrie Mathison, interpretada pela ótima Claire Danes, apesar de ser uma figura única com olhar perspicaz e mente afiada,. Seu reflexo também é encontrado em Brody, assim como em Saul.



Homeland é uma série capaz de nos aterrorizar e nos fazer refletir sobre nós mesmos, por mostrar através da uma ficção bem construída o que um ser humano pode realizar e pensar em nome do poder, da política e da religião.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante