Pular para o conteúdo principal

The Strain (1° temporada, 2014) | Os Vampiros de Guillermo del Toro

The Strain, série transmitida pelo canal FX, criada, produzida e dirigida por Gillermo del Toro e Chuck Hogan, tendo como base os livros “Trilogia da Escuridão”, também escrita pela dupla. A história se passa em Nova York e tudo começa no aeroporto JFK com o Boeing 777 da Regis Airlines, vindo de Berlim, que aterrissa na hora prevista. Subitamente, na pista de pouso, seu motor para misteriosamente, as luzes se apagam e os canais de comunicação silenciam. Considerando a possibilidade de um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e o Doutor Ephraim Goodweather (interpretado por Corey Stoll), responsável pelo projeto Canário, responde ao chamado. 

Ao subir a bordo, encontra todos os passageiros supostamente mortos, mas logo em seguida quatro deles despertam. Eph, como é chamado, tem a missão de descobrir o que causou a morte dos outros passageiros e também porque os outros quatro sobreviveram. Uma pandemia vampírica se espalha por toda a cidade de Nova York e surge uma batalha sem proporções. Eph se une a Abraham Setrakian (interpretado por David Bradley) e a um grupo inusitado de combatentes para neutralizar a ação do vírus e salvar a cidade.

O que diferencia The Strain de qualquer outra série ou filme com essa temática é que os vampiros não são como estamos acostumados a ver. Assim como no filme Blade 2, também dirigido por Gillermo del Toro, os vampiros fogem do tradicional. Então esqueça a aparência humana, os dentes caninos pontiagudos, o charme e todo aquele folclore e tradição herdado pelo clássico Drácula. As criaturas de The Strain possuem sua mitologia e aparência própria, mais próximos dos filmes de ficção científica do que do clássico horror gótico. Os “strigoi”, como são chamados pelo misterioso personagem Abraham Setrakian, são seres humanos modificados por uma espécie de verme, que os tornam sedentos por sangues, sensíveis a luz e a prata, e alteram, quase que completamente, os seus órgãos internos, os transformando em predadores. A série mostra que as pessoas são infectadas pelos outros vampiros no momento em que estão sugando seu sangue. O mais interessante, é que desta vez, temos uma explicação mais detalhada sobre o que são esses seres, diferentemente de outras obras televisivas e cinematográficas. 

O personagem principal da trama, como já foi mencionado, é o Dr. Eph Goodweather que por consequência do seu vício de trabalhar, enfrenta problema com sua ex mulher, e acaba não vendo com frequência seu filho Zach (interpretado por Ben Hyland). Em meio ao “fim dos tempos” está o personagem mais misterioso da série e também o que está nos ajudando a esclarecer toda a trama. Trata-se de Abraham Setrakian, dono de uma pequena loja de penhores, refugiado da segunda guerra que passou horrores nas mãos de Thomas Eichorst (interpretado por Richard Sammel). O que aconteceu no avião foi o primeiro passo de um plano para libertar uma epidemia vampiresca na cidade de Nova York. A série possui inúmeros núcleos, mas o principal é do Eph, acompanhado de Abrahan e sua equipe, que conta com a Dra. Nora Martinez (interpretado por Mía Maestro), Jim Kent (interpretado por Sean Astin) e posteriormente com Vasily Fet (interpretado por Kevin Durand).






Um dos trunfos da série é que, apesar de abrir um grande leque de personagens, todos os núcleos mantém tramas paralelas bastante interessantes. Outro ponto a ser mencionado é o visual animalesco e nem um pouco convencional das criaturas, que deixaram os vampiros bem mais asquerosos e aterrorizantes. Resumindo, a série é maravilhosa e tem um potencial enorme de crescimento em questão de narrativa. Sendo renovada para a sua segunda temporada, que retorna à televisão no verão norte-americano, entre junho e agosto, sem data exata divulgada. E depois de meses da estreia de The Strain, exatamente no dia 14 de abril, chegaram às lojas os boxes da série pela Fox-Sony Home Entertainment.



             

The Strain (1° temporada, 2014)

Os Vampiros de Guillermo del Toro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante