Pular para o conteúdo principal

Admirável Mundo Novo | Um ovo, um embrião e um adulto - é o normal.

Admirável Mundo Novo é uma narrativa instigante e atormentadora. Um clássico escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932. Trata-se de uma realidade futurista, onde a Terra é divida em dez grandes regiões administrativas. A população de seres humanos é separada em castas com traços distintos que são manipulados geneticamente. Todo ser humano é criado em tubos de ensaio e são adestrados comportamentalmente desde a mais tenra infância e são intoxicados coletivamente. Essa visão de um mundo antiutópico leva essa obra a um patamar de uma das principais do século XX, onde um futuro sombrio aguarda pela humanidade. 

Romance futurista que nos intriga, gera uma profunda reflexão sobre como o totalitarismo pode caminhar, descreve de maneira sutil o desenrolar da face desse pesadelo. A lógica desse romance imita a lógica da história da humanidade. E Huxley desenvolve com maestria esse retrato que até hoje é perturbador, transformando o autor no criador de um clássico da literatura mundial.

Processo Bokanovyky, um ovo, um embrião e um adulto - é o normal. Assim são criados os seres humanos. Assim caminha a humanidade de Huxley, onde ninguém mais possui individualidade, tudo é padronizado, até o comportamento de cada um. Cada casta é separada no próprio processo de forma química ou física. Uma forma explicada é cortando oxigênio em determinadas fases para tornar as pessoas menos inteligentes.

Todos passam por um processo de condicionamento para garantir o respeito as leis impostas para que se conservasse a estabilidade e todos tomavam o soma, medicamento fornecido pelo governo para torná-los "felizes". Dependendo da sua casta, existe um condicionamento específico para que assim cada um esteja feliz dentro de suas possibilidades, gerando uma satisfação até mesmo para um ipsilon

Nesse despertar, o romance nos apresenta Bernard Marx e Lenina Crowey, ele alfa-mais e ela beta. A sociedade é dividida em classes sociais: os alfas, os betas, os gamas, os deltas e os ipsilons. Lenina é uma moça beta, cumpre suas tarefas na fábrica e serve a todos os homens. Bernard, curioso, deseja sentir emoções, recusa-se a seguir as leis impostas, destoa da maioria da sua casta e por conta própria deixa de tomar o soma. 


Lenina deseja acompanhar Bernard a uma viagem à Reserva de Selvagens, e Bernard ao pedir permissão ao Diretor para viajar descobre que o homem já esteve na reserva acompanhado de uma amante e que esta ficou perdida lá. Ao chegarem à reserva, Bernard e Lenina ficam horrorizados com a paisagem humana. Podre e fétida, as aldeias de selvagens organizam-se para rituais e em meio a um deles, Bernard e Lenina conhecem o jovem John, pois é o único que fala sua língua (o inglês). 

John os apresenta à sua mãe, Linda, que descobrem ser uma mulher civilizada. Porém, sem tomar a ciência da Sociedade que torna a todos belos e com longevidade, Linda está gorda, por ter tido um filho não pode voltar para Sociedade. Ser mãe é algo obsceno à Sociedade, onde todos são produzidos e fabricados. John é um rapaz curioso, bonito, aprendeu a ler com Shakespeare, deseja ser livre e aprender mais sobre a vida. Acaba se apaixonando por Lenina, mas não demonstra desta forma, pois segue à risca os poemas do escritor inglês que lhe ensina a amar de maneira espiritual.


O desenrolar dessa história vai ficar para quem deseja ler esse livro instigante na íntegra. Não é de uma leitura fácil e palatável, mas extremamente recomendado para aqueles que desejem refletir sobre sociedade, respeito, liberdade e autonomia que todos queremos. Mas será que a humanidade caminha para esse desfecho sombrio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante