Pular para o conteúdo principal

10 filmes do Oscar 2016 que vieram de livros


Não é incomum que por trás de um grande filme, haja um grande livro. Não são poucos os longas que vieram de grandes obras. Clube da Luta, O Poderoso Chefão, Forrest Gump e vários outros sucessos têm sua versão em folhas letradas. Com as preferências da Academia, não poderia ser diferente. Confira abaixo uma lista produzida pelo 4TO das adaptações cinematográficas que vieram da literatura e que estão participando da 88ª edição do Oscar.

Inspirado em fatos reais e escrito por Michael Punke, a história do ataque ao caçador Hugh Glass é uma das grandes favoritas da Academia para este ano. Mas, mesmo com 12 indicações, o filme não concorre a Melhor Roteiro Adaptado, devido às diversas mudanças que ocorreram na nova versão. Mesmo assim, Leonardo DiCaprio e Tom Hardy concorrem a Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente, e Alejandro González Iñárritu concorre pela segunda vez consecutiva ao Oscar de Melhor Diretor.


2. Carol
Publicado em 1952 por Patricia Highsmith, que se utilizou de um pseudônimo, e sob o título de "The Price of Salt" (O Preço do Sal, em tradução literal), o livro traz um romance entre duas mulheres que se conheceram em momentos conturbados da vida e procuram apoio uma na outra. A adaptação de Todd Haynes para os cinemas fez Cate Blanchett e Rooney Mara serem indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente, além de várias outras categorias.


Impossível não suspirar com a atuação de Eddie Redmayne como Lili Elbe, considerada a primeira transexual a passar por uma cirurgia genital. O longa, dirigido por Tom Hooper, se baseou em uma versão literária publicada por David Ebershoff, e a história quase que conflituosa entre o casal foi explorada tanto no livro quanto por sua adaptação cinematográfica, que concorre a 4 estatuetas. Alicia Vikander, nomeada à Atriz Coadjuvante, é a atual favorita na categoria.



Nada de Matt Damon ou efeitos visuais. O livro que baseou o filme foi rejeitado por diversas editoras. Seu autor, Andy Weir, não desistiu e resolveu lançar sua obra na internet, um capítulo por vez. Após o sucesso, não demorou tanto para as propostas aparecerem. O longa é indicados a 7 categorias, inclusive Melhor Filme e Melhor Ator.


A tensão é grande e as palavras são poderosas. O livro de Emma Domoghue tem como protagonista um garoto de 5 anos que passou sua vida inteira dentro de um quarto sem conhecer o mundo lá fora. O preço da liberdade que sua mãe busca, no entanto, pode ser muito alto. Sua adaptação cinematográfica conquistou 4 indicações, inclusive Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.


Baseado em fatos relatados pelo autor James B. Donovan, que é um dos personagens, a trama sobre a troca de espiões durante a Guerra Fria trouxe bastante conteúdo para a adaptação, que também recebeu ajuda de memórias de outros participantes do episódio. O longa concorre a Melhor Roteiro Original e a mais 5 estatuetas, inclusive de Melhor Filme.


O assunto de finanças está no Oscar mais uma vez desde "O Lobo de Wall Street" (2013). O filme, que concorre em quatro categorias, é baseado no livro homônimo de Michael Lewis, publicado em 2010. O longa-metragem aborda a crise financeira dos anos 2007-2008 e está indicado a Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.


Trazendo uma história sobre saudade, o autor Colm Tóibín publicou, em 2009, o romance "Brooklyn". Na trama, a irlandesa Eilis Lacey se muda para os Estados Unidos em busca de trabalho, tendo que deixar a Irlanda e sua família para trás. A simplicidade e a poesia do filme fez com que esse fosse indicado a Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Filme.


A marca Apple já é conhecida, mas o drama biográfico de seu cofundador talvez não seja. Concorrendo a 2 estatuetas, Melhor Ator para Michael Fassbender e Melhor Atriz Coadjuvante para Kate Winslet, o filme é inspirado no livro de Walter Isaacson, publicado em 2011.


10. 45 Anos
David Constatine conta uma estória conflituosa entre um casal que está prestes a comemorar 45 anos de casados e recebe uma notícia que pode afetar sua relação de forma devastadora. É com este drama que a atriz Charlotte Rampling está sendo indicada pela primeira vez ao Oscar de Melhor Atriz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante