Pular para o conteúdo principal

Voando Alto (2016) | Paixão e superação

Eddie the Eagle (EUA)
Quando o britânico Eddie Edwards chegou aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 ele era um mero desconhecido, mas mesmo não saindo vencedor, marcou a todos com sua obstinação e alegria em comemorar cada uma de suas vitórias pessoais. O jovem se classificara para o evento após bater o recorde britânico (baixo para os padrões mundiais, mas enorme para ele), tornando-se o melhor saltador de esqui do país. A forma de comemorar batendo os braços, semelhante a um pássaro, fez com que ganhasse o apelido de Eddie "Eagle" (águia).

A história baseada na vida do atleta amador chegou às telas com um tímido filme em que mostra o jovem desde sua infância até sua consagração. Após muitas negociações, Taron Egerton, que fez uma significativa participação no inglês "Kingsman" foi escolhido para o papel principal. O ator empresta seus trejeitos ao personagem e desde o início estabelece um carisma que ele já emprestara em seu papel anterior. Mesmo contando com uma significativa participação de Jon Voight como um consagrado treinador, é Hugh Jackman o nome de maior peso no elenco, interpretando o fictício treinador Bronson Peary.

'Voando Alto' é extremamente tradicional, mostrando uma cronologia linear dos acontecimentos, desde a infância, quando Edwards era um garotinho obstinado e que não se acanhava com algumas limitações, dentre elas o fato de ser míope até a fase mais madura. Mas é mesmo com a chegada à fase adulta que a história ganha fôlego, com o personagem abrindo mão de uma vida sem atrativos e decidindo correr atrás de seus sonhos. O filme é sobre a capacidade de superação, sobre a paixão que move e a insistência quando se enxerga as possibilidades. É também sobre a necessidade que existe de um apoio externo. Se o pai de Edwards é um dos obstáculos, surge a figura da mãe, que mesmo timidamente, o apoia em todos os sentidos e gestos. Para correr atrás dos sonhos, é necessário não apenas a força interior, mas também alguém que caminhe lado a lado e potencialize os resultados.

Bronson Peary em sua juventude, tinha a paixão que Eddie alimenta, mas não soube manter o equilíbrio necessário para desenvolver seu talento nato. Foi o melhor de sua equipe, mas a incapacidade de manter-se firme nos treinos o levou ao afastamento. Ele reconhece em Edwards parte do que nutria, e o vencedor que poderia ter sido. O jovem surge como uma maneira dele mesmo acreditar em suas potencialidades. É vida que se renova, e uma nova fase que surge também para ele.

'Voando Alto' é um filme despretensioso, honesto e extremamente simples para ser colocado entre os grandes lançamentos deste ano. No entanto, cativa desde os primeiros momentos de projeção, e não raro emociona em algumas cenas. É um bom filme para curtir em família e sem se preocupar com grandes efeitos em tela ou grandes atuações. Cumpre o prometido e nos faz sair da sala com um enorme sorriso no rosto.

Avaliação:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante