Pular para o conteúdo principal

Axé: Canto do Povo de um Lugar (2017) | Recorte enérgico

Resultado de imagem para AXÉ: CANTO DO POVO DE UM LUGAR
Axé: Canto Do Povo De Um Lugar : Poster
Axé: Canto do Povo de Um Lugar
(Brasil - BA)
O axé é uma das manifestações artísticas mais ligadas ao próprio público, que deu origem a maioria de seus símbolos, letras e coreografias. Uma ligação semelhante ao Forró de hoje em dia. Porém, o axé tem essa energia muito mais acessível e pulsante, principalmente por conseguir ser tão diversificado em essência. O documentário de Chico Kertész registra a ascensão desse movimento com muita determinação, conseguindo encontrar no imediatismo que origina sua história um foco determinante.

Já em sua abertura, o filme indica a excentricidade. A montagem frenética demais para o padrão do gênero joga algumas informações que se casam quando o logo do filme surge. Respiramos e, sem muita artimanha, estamos preparados para a próxima página. O primeiro aspecto que se destaca é a vontade compromissada de personificar seu tema - apontando ícones em seus contextos históricos e se dedicando muito a eles. É uma pena que esse formato não dure muito já que a história começa a ficar muito cheia de personagens. 

O filme também é uma obra de sorte. Com a maior parte de seu astros vivos, o bom aproveitamento deles legítima a viagem que nos conduz. A condição dos entrevistados acusa um bem-estar entre pesquisa e direção, já que a edição consegue contar um mesmo fato em diferentes depoimentos que se intercalam da maneira certa e mais rápida que o usual. O filme consegue traduzir a emoção dos depoimentos os fazendo parecer muito próximos dos eventos, e aproximação com imagens e sons de época soa com uma sincronia arrepiante. Chega a oscilar personagens na mesma frase, e essa transição é sempre surpresa e emocionante - por exemplo, quando Daniela Mercury e Caetano Veloso estão falando sobre o primeiro impacto do Olodum - um fala, o outro reage.

Embora, por vezes, ainda se atenha ao formato clássico documental, a obra possui um desenho emocional bem pontuado. Sua abordagem abertamente sócio-mercadológica do tema dura o filme todo, deixando claro a todo instante o quanto o Axé pertence ao povo (o maior dos personagens), justificando seu maravilhoso título e emocionando ainda mais com o corriqueiro. 

'Axé: Canto do Povo de um Lugar' é um olhar analítico de evolução, sabendo ir e voltar no próprio tempo com clareza. Encara o desafio de passear por ícones do gênero que coexistem na história (afinal, todos eles viveram sua origem). Um filme que, ao se preocupar muito em dar vida aos depoimentos, tem um ritmo que se mantém instigante durante quase toda projeção. Ao acreditar muito em seu aspecto modular, no entanto, a obra desperdiça a oportunidade de um final mais enigmático. O que vem à seguir fica por nossa conta, mas poderia estar no filme. Ainda assim, uma obra que conhece a energia que tem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante