Pular para o conteúdo principal

20 anos de "Mulan" (1998): uma bela jornada de autodescoberta

Resultado de imagem para mulan 1998
Sempre existe um motivo por trás de todo texto escrito. Ano passado, coincidentemente, escrevi uma crítica sobre Mulan para entrar no time do Quarto Ato, e não podia deixar ser diferente nessa comemoração de 20 anos desse filme que marcou a minha história e de uma geração. Relendo o texto passado, percebi que muita coisa mudou, e mais ainda desde a primeira vez que o assisti. Eu mudei, o mundo mudou, assim como meu olhar sobre o filme.

20 anos de "Mulan" (1998)

uma bela jornada de autodescoberta


A descoberta de uma guerreira no meio das princesas, que lutava pelo que acreditava mesmo quando os outros falavam o contrário. Depois um ícone de força, coragem, lealdade e determinação durante uma vida, até enxergar uma mulher trilhando uma bela jornada de autodescoberta. Uma história milenar, resgatada nos anos 90 e ainda contemporânea e relevante para ser recontada na nova produção live action para 2020.

Fazendo parte de uma época em que a Disney dava novos passos com filmes como A Pequena Sereia, Rei Leão, A Bela e a Fera, Aladdin e Pocahontas. Mostrando novos povos, culturas, paisagens e riquezas de várias partes do mundo, e que retrata com o cuidado necessário essa parte tão rica e única que é a cultura chinesa, aos olhos de uma heroína histórica, respeitada por eles. 

Com uma animação 2D clássica, que não deve em nada para os dias de hoje, cores vibrantes, as animações com traços típicos das pinturas chinesas e outros detalhes que compõem todo o cenário estético, que demonstram o desafio e o cuidado em retratar a cultura chinesa. Com uma trilha sonora digna de uma animação da Disney, sendo indicada para Melhor Trilha Sonora Original no Oscar de 1999, o filme demonstra o cuidado de transmitir com clareza sua mensagem, trazendo mais peso para cenas chaves do filme. Assim como o excepcional trabalho da dublagem brasileira de manter essa essência e qualidade.

O roteiro segue um estilo mais clássico, mas são as motivações que fazem com que Mulan entre nessa jornada, que trazem toda a sensibilidade e beleza para a história. Os costumes familiares, a importância da honra e toda a construção para a cena com a casamenteira, levam Mulan a contestar sua identidade e mostrar uma personagem que se sente deslocada naquele meio e em si mesma, o que se torna a força motriz para sua partida em busca da honra e da descoberta. 

Até todos os elementos construídos se unirem na cena mais emocionante do filme, em que a China se curva em respeito a Mulan depois que ela encontrou a honra nela mesma. Essa cena que me faz reassistir a esse filme e é essa cena que me motiva a escrever esse texto com um sentimento especial no coração. É uma história com uma mensagem para envolver adultos e crianças com questões atuais e importantes sobre gênero, respeito e identidade, com força para atravessar muitas barreiras do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante