Pular para o conteúdo principal

Mostra Internacional MIAU leva cinema infantil para crianças de cinco cidades cearenses

Realizado em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Guaramiranga, o MIAU promove exibições abertas à população e instituições públicas de ensino, e realiza oficinas de stop motion para estudantes de escola indígena e da zona rural. A abertura será no dia 26 de maio, às 18h,

MIAU: mostra internacional leva cinema infantil para crianças de cinco cidades cearenses


No dia 28 de maio, cerca de 200 estudantes da escola indígena Abá Tapeba e da escola Alice Moreira de Oliveira, na zona rural de Caucaia, vão ter uma programação diferente, fora da sala de aula. Eles pegam a estrada para Fortaleza com destino ao Cineteatro São Luiz, no Centro da capital. Para a maioria, será a primeira vez em um cinema. Entre os filmes que serão exibidos, vão assistir em primeira mão a um curta sobre meio-ambiente, produzido em conjunto por um grupo de alunos das duas instituições.

A programação faz parte da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU), que acontece no Ceará até o dia 15 de junho, passando por Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Guaramiranga. Ao todo são 31 sessões, todas gratuitas, realizadas em diversos espaços, das quais, 18 exclusivas para alunos de instituições públicas e 13 abertas à população.

Para o público em geral a sessão de abertura será em Fortaleza no dia 26 de maio, às 18 horas, no Pavilhão Atlântico do Poço da Draga, com a projeção em uma telona inflável. No final de semana seguinte, no sábado, dia 1º de junho, acontece uma sessão especial na areia da Praia dos Crush - Praia de Iracema. No local, será erguida uma estrutura para a exibição dos filmes e uma divertida ambientação vai dar um colorido a mais ao cineminha ao ar livre. Será um bom programa de sábado à noite para toda a família, com cinema e pipoca de graça, pertinho do mar.

A ideia do MIAU é despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidade, com foco no protagonismo infantil. Em exibição, filmes que estão fora do circuito da cultura de massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.

Cada sessão – tanto as abertas ao público como as exclusivas para escolas e projetos sociais - será composta por diversos curtas, com duração total em torno de uma hora. Além do filme realizado pelas crianças da oficina de Stop Motion de Caucaia, serão exibidas produções brasileiras e de outros países, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando um pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas.

A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora dos festivais comKids e Prix Jeunesse Iberoamericano. Participante de movimentos que discutem políticas públicas de cultura e educação para infância e juventude, Vanessa tem no currículo a criação, desenvolvimentos e consultoria de projetos para canais como: TV Cultura, TV Escola e Futura. Colaboram também na curadoria os diretores do MIAU, Emídio Sanderson e Osiel Gomes.

Saiba mais no site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante