Pular para o conteúdo principal

Agnès Varda receberá homenagem em Fortaleza com exibição gratuita de 36 filmes

Organizado pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora, do Porto Iracema das Artes, o Circuito MERCI, VARDA! ocupará diversos espaços da Cidade de 8 de junho a 26 de julho, em quase 50 dias e 21 sessões. A Mostra é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida no último mês de março, aos 90 anos. A ação cineclubista exibirá, ao todo, 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral. A primeira sessão já acontece no próximo sábado, dia 8 de junho, com uma interação entre cinema, poesia e música. Será no pátio do Porto Iracema das Artes, a partir das 19h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Agnès Varda: cineasta receberá homenagem em Fortaleza com exibição de 36 filmes

A diretora belga faleceu em 28 de março de 2019. Durante os meses de junho e julho, a mostra  no Porto Iracema das Artes contará com 24 debatedoras em 21 sessões divididas em diferentes espaços de Fortaleza.


Ao longo dos seus 60 anos de carreira, Varda tornou-se um expoente mundial no cinema ao ficar sempre ao lado das mulheres, dos artistas e dos trabalhadores em suas obras. O Circuito MERCI, VARDA! vem em forma de gratidão e afeto por seu engajamento no mundo e na relação sempre generosa com as pessoas que filmou e o seu público. Na programação, serão realizadas sessões semanais, durante os meses de junho e julho, em espaços como o Porto Iracema, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).

Entre as mulheres debatedoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduzirão as conversas em escolas, praias e nas periferias da Cidade. Integram este time Aline Albuquerque, Alessandra Marques, Beatriz Furtado, Bete Jaguaribe, Camila Vieira, Carolinne Vieira, Carolina Vieira, Cláudia Mesquita, Fabíola Gomes, Flávia Memória, Iana Soares, Janaína Marques, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Lis Paim, Manoela Ziggiatti, Maria Helena Bernardes, Marília Oliveira, Mona Gadelha, Nina Rizzi, Nina Kopko, Rúbia Mércia, Sabrina Araújo e Virgínia Pinho.

ABERTURA E ENCERRAMENTO

Na abertura e no encerramento do circuito, uma programação especial ao ar livre será construída para homenagear de forma poética a cineasta, que já esteve pessoalmente em Fortaleza no ano de 2009. Essa passagem foi registrada em um dos episódios da série “Agnès daqui e dali Varda” (2011). A primeira sessão, dia 8 de junho, às 19h, é um ritual de agradecimento intitulado de “Um rendez-vous com Agnès”, seguido de brinde coletivo e com exibição de curtas-metragens da diretora. Na ocasião, acontecerá também a performance musical “Um minuto sonoro, uma imagem”, com o grupo Sila Crvs A.O.A, inspirada pelas imagens do filme “Um minuto para uma imagem”, realizado por Varda em 1983.

Já no encerramento da Mostra, será exibido o filme “As Praias de Agnès” (2008), no dia 26 de julho, numa sessão ao ar livre na Praia dos Crush, com debate conduzido pela professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Furtado.

CONCURSO CULTURAL DE CARTAZES

Além das sessões, o Porto Iracema também realiza o Concurso Cultural de Cartazes que premiará a produção artística em torno da filmografia de Varda. O resultado do Concurso Cultural de Cartazes também será divulgado na sessão de encerramento da programação. Na ocasião, o 1º e 2º cartazes mais votados pelo público, por meio do site da Escola, receberão, respectivamente, os prêmios de 3 meses e 2 meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão com direito a um acompanhante. As inscrições para o Concurso seguem até o dia 21 de junho. Para saber mais detalhes, CLIQUE AQUI.

Outros curtas ainda serão exibidos numa instalação fixa no pátio do Porto, aberta até 31 de julho, e intitulada de “Mostra Curta Cartazes”. O espaço divulgará ainda os cartazes participantes do Concurso e que estarão disponíveis para votação do público por meio do site da Escola.

Para conferir a PROGRAMAÇÃO GERAL DO CIRCUITO e a listagem dos filmes da Mostra Curta Cartazes, CLIQUE AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante