Pular para o conteúdo principal

Cinema Inclusivo: Eusébio terá sessão mensal adaptada para pessoas com espectro autistas

Um programa especial para pessoas com Transtorno Espectro Autista - TEA e suas famílias vai acontecer todo mês no cinema do Shopping Eusébio. É o projeto Cinema Adaptado, que começa neste sábado, 14 de dezembro, às 10 horas, com a exibição do filme “O reino gelado: a terra dos espelhos”.  

Cinema Inclusivo: Eusébio terá sessão mensal adaptada para pessoas com espectro autistas

A partir deste sábado (14/dezembro), o cinema do Shopping Eusébio terá sessão com som e iluminação adaptados para o público com autismo e suas famílias


Parceria entre a Prefeitura de Eusébio, o Grupo Cine Cinema e o Shopping Eusébio, o Projeto Cinema Adaptado acontecerá uma vez por mês ao longo do ano de 2020. Aspectos visuais e auditivos foram pensados para que a pessoa com o espectro autista possa estar exposta e receber os estímulos do meio de forma adaptativa e acolhedora para sua realidade. “Esse projeto aumenta a possibilidade da pessoa com autismo frequentar outras sessões não adaptadas com o decorrer do tempo”, destaca a articuladora do projeto, primeira-dama do município Marta Gonçalves.

A adaptação do ambiente e o treinamento dos funcionários teve a supervisão da terapeuta ocupacional do município, Arismênia Lima, que para a adequação contou com a contribuição de Luana Bezerra, uma mãe com vasta experiência na área.  

A Prefeitura de Eusébio já desenvolve um trabalho com 219 autistas em equipamentos do município. A partir do acompanhamento direto a este grupo e seus cuidadores, a primeira-dama Marta iniciou o projeto para proporcionar mais momentos de cultura e lazer, além do cuidado de saúde integrada. “Muitas vezes as famílias não vão ao cinema por precisar acompanhar a pessoa com autismo nas terapias e não existiam sessões adaptadas sempre. As famílias ficavam à espera das sessões especiais de abril, mês de conscientização do autismo. Agora, a sessão mensal também servirá para a extensão do trabalho terapêutico realizado na rede municipal”, explica. 

As exibições do projeto serão realizadas na sala de 165 lugares, dos quais, 50% dos tickets serão garantidos pela Prefeitura para pessoas com espectro autistas atendidos pela rede pública de Eusébio. A outra metade estará disponível à venda. Para o administrador do Shopping Eusébio, João Graciliano, o empreendimento pretende estar sempre próximo aos movimentos da cidade. “Nosso objetivo é ser uma opção de entretenimento completo para nosso público. Valorizamos ações de acolhimento e temos em nossa diretriz o propósito de oferecer um espaço de estímulo para grupos específicos e projetos como esse”, ressalta. A programação será anunciada no início de cada mês.

O FILME
O primeiro filme a ser exibido no projeto Cinema Adaptado é “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Para dar uma lição na Rainha da Neve, o rei Harald encontra uma maneira de acabar com a magia do mundo, mandando todos que possuem poderes mágicos para A Terra dos Espelhos. Quando sua família também cai na armadilha do rei, Gerda fará de tudo para salvá-los, inclusive contar com a ajuda da própria Rainha da Neve. 

SERVIÇO
Cinema Adaptado – Projeto voltado para pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA. 
Lançamento: 14/12 (Sábado), às 10h, com o filme “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Classificação indicativa: Livre. 
Local: Shopping Eusébio (Av. Eusébio de Queiroz, 1890 - Tamatanduba, Eusébio). 
Capacidade: 165 lugares 
Ingressos: 84 ingressos reservados para a rede municipal de Eusébio. Os demais estarão à venda na bilheteria do cinema (vendas antecipadas no local, vagas limitadas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017): com divina retribuição, Ele virá para salvá-los

Com uma atmosfera que remete a Iluminado , com seus travelings com O Único Plano de Fuga de Stanley Kubrick , planos captados com uma lente que lembra uma visão extracorpórea da rotina do bem-sucedido cardiologista Steve ( Colin Farrel ), O Sacrifício do Cervo Sagrado tenta atrair sua atenção neste mês de fevereiro.  O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)  Com divina retribuição, Ele virá para salvá-los A história acompanha o personagem de Farrel, que mantêm contato frequente com Martin ( Barry Keoghan ), que perdeu o pai na mesa de operação na qual Steve trabalhava. Quando Martin começa a não obter a atenção desejada pelo cirurgião, coisas estranhas começam a acontecer a seus filhos. Ao acompanhar a família do médico e suas relações intrínsecas, sentimos que cada plano carrega uma estranheza suspensa e crescente pelo uso do zoom; ele te intima a mergulhar em cada diálogo na mesa de jantar, em cada andança sem pretensões pela ala de um hospital ansiando por achar o erro na imag

Homem de Ferro (2008) | O grande primeiro passo da Marvel Studios

Robert Downey Jr. sempre foi um ator talentoso, diferentemente do que muitos apontam. Apesar de seus encontros com a polícia em função das drogas, o astro sobreviveu a um intenso mergulho na dependência química e conseguiu dar a volta por cima naquele que, o próprio diretor Jon Favreau julga como um filme independente do gênero de super-herói. Sem contar com o modelo físico e com o caráter que o justificaria ao posto de protagonista, Tony Stark foi um acerto nos cinemas tão corajoso e sagaz quanto os quadrinhos do herói, criados lá em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee . Na trama, o diretor Favreau narra o surgimento do universo Marvel a partir de um violento incidente na vida do bilionário Tony Stark, que, durante uma viagem ao Afeganistão (substituindo o Vietnã dos quadrinhos) para apresentar um novo armamento aos militares, é sequestrado por terroristas locais. Forçado a construir sua nova invenção sob pena de ser morto, Stark cria uma poderosa armadura para se libertar da cav

Paratodos (2016) | documentário necessário e inspirador

Paratodos (Brasil) À primeira vista, o documentário "Paratodos" (2016), dirigido por Marcelo Mesquita , pode parecer um daqueles especiais televisivos onde indivíduos com deficiências físicas contam suas histórias de superação. No entanto, ainda em seus primeiros minutos, percebemos a grande ambição do filme que, dividido em atos, um para cada modalidade esportiva, apresenta bem mais do que atletas paralímpicos vencendo dificuldades.  Rodado desde 2013, o documentário que, além do Brasil, traz cenas gravadas em outros países, esforça-se para sair do comum e apresenta seus personagens de forma a valorizar não só suas conquistas, mas revelar os estressantes bastidores de treinos e a rotina dos competidores paralímpicos, que muitas vezes é ainda mais complicada do que a de atletas regulares. A proposta é bastante importante para elevar a visibilidade destes atletas em nosso País, principalmente às vésperas de Olimpíadas, visto que seus feitos costumam ser bastante