Aniquilação, o novo filme de Alex Garland (Ex Machina), chegou dia 12 na plataforma streaming da Netflix. Nele encontramos uma estória nada fácil de digerir, que proporciona mais dúvidas que respostas com suas simbologias existenciais e final ambivalente. Será que o conteúdo da obra foi o principal motivo que barrou sua estreia nos cinemas mundiais?
Alex Garland começou sua carreira na indústria cinematográfica como roteirista. Começando por alguns filmes de Danny Boyle como A Praia e 28 Dias Depois passando para o emotivo Não Me Abandone Jamais e culminando em Dreed, que foi descoberto recentemente, em entrevista com Karl Urban, que não só o roteirizou como também o dirigiu.
Acompanhando o estilo de cinema que Garland vem criando desde sua cooperação com o diretor de Trainsportting, notamos a sua preferência pelo gênero ficção científica e a escolha por não amaciar o conteúdo científico-filosófico para o expectador. Ao usar deste artifício ele tanto não menospreza a audiência com narrativas mastigadas e diálogos expositivos, como também garante uma experiência sensorial espontânea, fazendo quem assiste cavar o filme para descobrir a raiz desses sentimentos.
Straight to Netflix: Por que "Aniquilação" não estreou nos cinemas?
Filme estreou somente nos cinemas dos EUA, China e Canadá
Essa brincadeira de achar a raiz das coisas, nos manipulou efetivamente com Ex_Machina, ao mesmo tempo que nos deixou impotente em Aniquilação. Talvez essa impotência tenha sido a causa da Paramount escolher somente lançar o filme na Netflix, EUA, China e Canadá; garantindo assim a bilheteria pelo menos mediana para a produtora. Essa decisão foi tomada depois de Alex não abrir mão de seu final ‘estranho’ e ‘muito intelectual’ para o filme.
De fato, ao final, o diretor não poupa em simbolismos que ratificam a construção do sentido da estória ao mesmo tempo que não dá a catarse tão ansiada pelo espectador. Arcar com essa falta de resolução em um filme cheio de mistérios não estava nos planos da Paramount , principalmente depois de Mãe! ter arrecadado somente 10 milhões de lucro, e Ghost in the Shell ter sido um fracasso de bilheteria. Isso também fez a produtora lançar The Cloverfield Paradox pela mesma plataforma de maneira surpresa no mês passado.
Apesar de Mãe! ter conseguido mísero lucro com seu lançamento, mais por seu aspecto polêmico e arrebatador, Aniquilação não baseia sua trama em tais atributos. A possibilidade que a estreia do filme repetisse a decepcionante recepção que o ótimo A Bruxa sofreu em 2015 era bem grande. Pensando por essa perspectiva, a decisão da produtora pela Netlfix como estreia mundial é ao mesmo tempo segura e inventiva e cria uma nova imagem para Paramount, como a produtora que arrisca em um cinema mais conceitual e “menos comercial.” Com esse viés a produtora deixou o filme aberto tanto para críticas que não atingem o bolso quanto para resenhas que já intitulam o filme como uma nova obra-prima do gênero ficção científica.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!