A ação formativa Passadiante - Imagens da Decolonização surge do desejo por uma formação livre e gratuita em artes, que possa desviar das geografias coloniais do saber/fazer, reunindo pensamento, conversas e possibilidades práticas/técnicas, levando em consideração formas de articulação e processos artísticos não-hegemônicos.
Passadiante: Formação gratuita em audiovisual abre 30 vagas para coletivos periféricos em Fortaleza
O curso oferece 30 vagas para um período formativo de quatro meses – de setembro a dezembro deste ano, voltado principalmente aos coletivos de audiovisual das periferias de Fortaleza, com atividades abertas. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste formulário online do dia 21 de agosto a 04 de setembro de 2019. O resultado final será publicado nas redes sociais do projeto no dia 06 de setembro de 2019.
Com objetivo de estimular e potencializar as plataformas de interação da produção independente periférica da cidade, desde os seus processos criativos até as estratégias de distribuição das suas produções, Passadiante propõe a prática audiovisual junto dos rolês e circuitos de exibição entre os bairros participantes. Durante toda a formação passarão artistas, realizadoras e realizadores, atuantes de produção, pesquisa; fazedores, trabalhadores de muitos lugares de Fortaleza, do Nordeste, do Brasil.
Ao longo de dois meses em mapeamento de coletivos e ações de formação compartilhada, chegaram junto desta ideia os coletivos: Podecrer, Coletivo de Audiovisual do Titanzinho, Entrepólos, Tentalize, Zóio, Banho de Chuva, Entreolhos e Nigéria, desenhando processos de acordo com os desejos e necessidades destes grupos e dos próximos que virão a compor essa turma.
A partir deste levantamento, o curso ganha corpo entre os meses de setembro a dezembro de 2019 e se divide em três eixos, sendo o primeiro voltado às aulas técnico/práticas do audiovisual; um segundo momento dedicado a residências artísticas; se desdobrando num terceiro eixo, resultante do que a turma construir no decorrer da formação, podendo ser um filme coletivo, uma exposição, um sarau, dentre outras possibilidades.
SALVE GERAL
No dia 09 de setembro, à noite, acontecerá o Salve Geral de abertura do percurso formativo Passadiante - Imagens da Decolonização, num encontro de conversa com coletivos e os artistas convidados, Wellington Gadelha e Priscilla Alves, encerrando com a performance “Gente de Lá”.
EIXOS FORMATIVOS
/// SALVE /// Experiências e saberes /// SETEMBRO ///
Aulas técnico/práticas de Produção / Imagem / Som / Roteiro / Montagem / Cooperativismo (formas de colaboração e formas de distribuição através de mostras, festivais e cineclubes e plataformas outras de distribuição). Neste eixo, as aulas acontecem de quarta à sexta, à noite e aos sábados à tarde.
++ Encontros de Experiências / Cineclube /// OUTUBRO
Acontecem ao longo do eixo prático e tem como desejo conhecer / saber / encontrar com os coletivos e alguns convidades em seus bairros e suas sedes.
/// CORRE /// Residências artísticas com convidades /// NOVEMBRO
Aqui os coletivos escolherão um tutor e ou tutora que possa trocar e dialogar com e a partir dos seus territórios.
Serão 05 residências com duração de uma semana cada uma. No final de cada residência, teremos uma apresentação aberta à cidade do que foi produzido, conversado, acionado e ativado ao longo da semana.
/// BOTUTEU /// Agito final /// DEZEMBRO
Momento resultante do que a turma construir durante o período da formação, podendo vir ser um filme coletivo, uma exposição, um sarau, dentre algumas possibilidades.
O projeto Passadiante - Imagens da Decolonização é uma realização do Instituto Água Boa Cultural e Marrevolto Produções, apoiado pelo Edital de Cinema e Vídeo (2016) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!