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Parade’s End | A Descortesia de uma Sociedade do Século XX


     Christopher Tietjens é um aristocrata inglês com ideais antiquados para a era moderna que está sendo instaurada, mas não deixa de ter uma mente brilhante e precisa. Sua sabedoria, no entanto, falha com relacionamentos. Christopher casou com a pretensiosa Sylvia, após a mesma descobrir que estava grávida e a paternidade do bebê ser inconclusiva. Quando anos passaram e o casamento azedou, Sylvia cometeu adultério e até fugiu com outro homem, mas retornou ao marido por questões financeiras e manteve o casamento para evitar a vergonha pública, embora que particularmente os cônjuges fiquem afastados.
     Suas convicções são novamente postas à prova quando durante as férias que passou com seu amigo Macmaster, Christopher conheceu a sufragista Valentine Wannop, e desenvolveu fortes sentimentos por ela ao longo da estória, que foram correspondidos pela jovem. Apesar disso, Christopher permaneceu fiel a sua esposa.
      A vida de todos os personagens sofre uma enorme mudança com o início da Primeira Guerra Mundial. A Inglaterra encontrou-se despreparada porque o governo negou que um evento como este estava iminente. Christopher alistou-se no exercito e largou seu emprego no Departamento de Estatísticas Imperiais, após ter feito inimizades com seus colegas e companheiros. Ele presenciou as consequências que uma guerra pode acarretar no psicológico de um homem e viu uma jovem geração inteira ser mandada para a morte nas trincheiras, alem de aceitar a possibilidade de sua própria morte. Os anos de guerra se arrastam e Christopher precisa decidir se continua com seu casamento com Sylvia ou se pede divórcio para viver com Valentine, caso sobreviva ao final da guerra.
     A minissérie é muitas vezes relacionada com o excelente seriado Downton Abbey, e podemos ver pontos semelhantes em Anna Karenina. Sua estética é gloriosa, com todos os detalhes: o luxo da sociedade nobre da época, o cenário mórbido e desolado das trincheiras e acampamentos. A atuação de todo o grupo de atores e atrizes é excepcional. Benedict Cumberbatch faz uma ótima transição de comportamento ao longo dos anos do personagem e Rebecca Hall faz um ótimo trabalho interpretando uma mulher inconveniente como Sylvia, no entanto é inegável a atenção que ela chama para si com sua beleza.
 

     Parade’s End, além de retratar um homem fora do seu tempo, se preocupa com aspectos econômicos, políticos e principalmente sociais da época serem moldados pela Primeira Guerra. 

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