Pular para o conteúdo principal

Geekontro com Sidney Gusman | Evento compartilhando alegria e nostalgia

O dia do orgulho nerd chegou! E por ser em uma segunda-feira, nada melhor que se aproveitar anteriormente até o dia chegar. Dessa forma, a livraria Cultura se propôs a realizar eventos relacionados à cultura pop, geek, nerd, etc. Os palestrantes foram bloggueiros, pessoas influentes e conhecedoras dos assuntos. Em dois finais de semana sobre diversos conteúdos, Sidney Gusman foi um dos convidados a palestrar sobre sua vida e trabalho. A apresentação aconteceu no dia 23 e foi incrível para qualquer leitor de quadrinho brasileiro.

O atual editor de planejamento da Mauricio de Souza Produções palestrou ao lado de Pedro Duarte e Zé Wellington, ambos autores também. Durante o evento, Sidney foi adorável com todos que lhe reconheceram passeando pelo espaço e sempre aceitando conversar com quem lhe convidava, e na palestra, “Sidão” foi engraçado, respondeu perguntas de fãs, brincou com eles, expandiu seu projeto Graphic Msp e futuro do mesmo, e comentou sobre o que todos queriam saber: os quadrinhos brasileiros e seu trabalho dentro desse mercado que tanto está crescendo graças a sua ideia de contar histórias dos personagens do Mauricio de Souza, através de outros desenhistas e autores.

E, é claro, como todo evento, tivemos brindes e sorteios. Contudo, o mais interessante desse, foi a boa ação dos organizadores do Geekontro e da livraria, que pediu de forma singela que todos ajudassem doando ração pro Abrigo São Lazaro, que no momento passa por dificuldades. Os sacos de ração serviram de apoio e uma das donas do abrigo subiu no palco e recebeu do Sidney duas revistas assinadas pelo próprio Maurício, uma do Bidu e outra do Mingau. Ao terminar, os aplausos foram sinceros e apaixonantes depois do evento divertidíssimo e da atitude encantadora por parte da organização.

Em seguida aconteceu a sessão de autógrafos. Os autores foram gentis e conversaram com todos que pediam por uma assinatura e foto. Anteriormente, conversei com Sidney e ele foi super amigável durante o diálogo. O criador do projeto simpaticamente contou sua história, como chegou onde está, deu pequenas dicas do que aguardar de seu belíssimo projeto e da sétima edição (Penadinho – Vida), os planos para o futuro e presentes que teremos e que o Maurício vai ter nos seus 80 anos de vida. Se o projeto ganhou forças e, todos quadrinistas que passaram por ele cresceram gradativamente, isso tem tudo para melhorar o universo criado pelo gênio Maurício.



Valeu, Sidão e um ótimo fim de dia do orgulho nerd! Vida longa e próspera sempre para nós admiradores dessa cultura tão imensa e gratificante dos nerds.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

O Retrato de Dorian Gray | Os segredos de Dorian

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em 1854 em Dublin, estudou na Trinity College de Dublin e, posteriormente, no Magdalen College em Oxford. Seu único romance foi O retrato de Dorian Gray e seu sucesso como dramaturgo foi efêmero. Morreu em 1900 em Paris, três anos após ter sido libertado da prisão por ter sido pego em flagrante indecência.  O retrato de Dorian Gray foi publicado pela primeira vez em 1891 em formato de livro em uma versão bastante modificada do romance original de Oscar Wilde, pois foi considerado muito ousado para sua época. Já tinha sido editado quando publicado em série na revista literária Lippincott’s em 1890 e depois ainda foi alterado pelo próprio Wilde, que em resposta às duras críticas, fez sua própria edição para a publicação em livro. Estamos falando de uma Inglaterra do século XIX bastante tradicionalista e preconceituosa, assim, a versão original, tirada do manuscrito de Wilde, nunca havia vindo a público. Nicholas Frankel, professor de I...