Publicado em 1999 e escrito por Stephen Chbosky, "As Vantagens de Ser Invisível" registra um momento na vida de Charlie, contado por meio de cartas que o garoto envia para uma pessoa anônima. Começando o ensino médio sozinho após seu melhor amigo Michael ter se suicidado, o jovem entra com seu passo tímido pelos corredores da escola com uma vontade: participar! E seu desejo parece finalmente acontecer quando ele conhece Patrick e Sam, dois irmãos postiços que parecem felizes o bastante para ajudá-lo nessa transição.
A estória conturbada é contada vez ou outra em uma quase poesia, que traz os pensamentos inocentes e sonhadores de Charlie narrados em uma linguagem simples e livre de formalidades. Contendo o amadurecimento do garoto, observamos o momento em que ele teve que finalmente parar de ignorar seu devaneio, que parecia eterno, e cair de cabeça para o mundo real, algo que ele tinha evitado por tempo até demais.
Entre "Nós aceitamos o amor que achamos merecer", "Nós somos infinitos" e "Não posso deixar de usar fio dental" , é possível entender o quão importante é seguir em frente, mesmo sem muitas vezes identificarmo-nos com os personagens geniais de Chbosky, que trabalha com estereótipos na medida certa e que nos traz um novo significado para o "ser invisível". Charlie não era aquela pessoa ignorada; pelo contrário, às vezes parecia ser notado até demais. O "invisível" era na verdade um secundário na própria vida, ao invés de protagonista. Alguém estava "lá" na teoria, mas que na prática parecia ser deixado pra trás.
Admito que, na primeira vez que li, deixei muitas mensagens passarem despercebidas, de forma que ler outra vez fora um requisito obrigatório. Já na terceira vez, fiz para apreciar a obra poderosa e pesada de um autor de primeira viagem que, de forma completamente gradual, foi tocando em pontos fracos que, querendo ou não, todas as pessoas possuem. Não se engane, o livro é simples e a estória é comum, mas a forma como é contada, por um secundário-protagonista que quer entender a vida como ela é, tornou esse livro que tinha tudo para ser ordinário tão especial.
Terminando o livro:
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!