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As Crônicas de Nárnia (Volume Único) | Coragem, lealdade e perdão


As Crônicas de Nárnia trata-se de uma história sobre uma terra fictícia criada pelo escritor Clive Staples Lewis. Nárnia é um lugar onde ocorrem várias aventuras, animais falam, vivem e pensam. Uma literatura que se desenvolve de maneira fluida com capítulos curtos. Seu enredo contém diversos aspectos do Cristianismo e é uma leitura acessível as crianças. O volume único publicado em 2005 é composto dos sete livros da série reunidos em um único livro, mas não está na ordem de lançamento dos livros individuais. As histórias foram organizadas da forma que o autor julgou melhor para ajudar na compreensão do leitor. Segue pequenas resenhas sobre cada livro do volume na ordem apresentada por Lewis. 


O Sobrinho do Mago



Duas crianças caem nas mãos de um mago que faz experiências para tentar chegar em uma terra desconhecida, essas crianças são Digory e Polly. O mago sabe dos riscos que envolvem essa viagem e envia as crianças no seu lugar.

Polly e Digory chegam em uma terra calma, nunca vista e decidem explorar. Em suas explorações chegam em uma terra devastada, um reino morto onde encontram com uma cruel rainha, chamada Jadis. Jadis procura um reino onde possa reinar, uma vez que já tinha destruído o seu. Decide então ir ao mundo que nós conhecemos, nosso mundo para revindicá-lo. E é neste livro que Nárnia é criada pelas patas de Aslam, um grande e belo leão. Esta criação é presenciada por Digory, Polly, Jadis e por alguns seres do nosso mundo. 

O Leão, a feiticeira e o Guarda Roupa

Este é um dos livros mais conhecidos, trata-se da história de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, quatro irmãos que, durante a Segunda Guerra Mundial, são obrigados a ir para a casa do professor Kirke, que um dia foi conhecido como Digory. Sim, o mesmo Digory que presenciou a criação de Nárnia. E ali, durante uma brincadeira de esconde-esconde Lúcia acaba descobrindo um guarda-roupa mágico, que a leva a uma terra encantada. 

Em seguida Lúcia apresenta Nárnia a seus irmãos levando-os pelo mesmo guarda-roupa e juntos descobrem animais falantes e seres fantásticos, como faunos e sátiros. Mas algo parece não etá bem com aquele lugar. Em sua aventura, descobrem que Jadis, também conhecida como Feiticeira Branca, governa este lugar e criou um inverno que perdura há cem anos. 

Edmundo se deixa enfeitiçar pela Feiticeira e acaba traindo os próprios irmãos, embora não tenha plena consciência do que está fazendo. Agora, cabe aos irmãos de Edmundo e aos amigos que fizeram a missão libertar Nárnia daquela terrível feiticeira e salvar o garoto.

Uma das mais belas histórias de perdão, arrependimento, coragem, lealdade, perseveração, abnegação, doação e amor. Nesta parte da história podemos perceber a bela face de Aslam e podemos associá-lo a figura de Deus. Vocês perceberam isso também?


O Cavalo e Seu Menino

Durante a Idade do Ouro de Nárnia, que é o tempo em que essa terra foi governada por dois Filhos de Adão e duas Filhas de Eva, é narrada a aventura de Sasha, um garoto que vive na Calormânia, um reino perto de Nárnia. Ele é um escravo que trabalha em uma casa, apesar de sofrer pelas mãos do homem que diz ser seu pai. Quando descobre que está prestes a ser vendido para um nobre da região, Sasha se esconde, e acaba descobrindo um cavalo que fala, que veio de Nárnia. O cavalo lhe convence a fugir para Nárnia, pois o próprio animal já planejava fugir, tinha sido escravizado contra a própria vontade.

Durante a viagem, acabam por conhecer Aravis, uma garota que também está a caminho de Nárnia com uma égua também de lá. Nesta jornada enfrentam muitos perigos e aventuras e é uma dura caminhada até seu destino.

Príncipe Caspian

Os irmãos já tinha voltado para seu mundo havia um ano de Nárnia, estão esperando um trem depois da escola, quando ouvem uma trombeta e são transportados novamente para Nárnia. Chegando percebem que o tempo passa de maneira distinta no seu mundo e em Nárnia. Pois apesar de ter passado apenas um ano de seu retorno, em Nárnia havia transcorrido séculos.

O palácio Cair Paravel onde reinaram estava em ruínas. Os animais falantes e seres místicos estavam desaparecidos.

E eles acabam descobrindo que o rei agora é um usurpador, e que aquele que deveria governar, o príncipe Caspian, é perseguido e corre risco de vida. Devem enfrentar uma nova batalha para restituir o trono ao seu legítimo dono e devolver a terra aos animais falantes e seres místicos.


A Viagem do Peregrino da Alvorada

Lúcia e Edmundo estão passando alguns meses na casa dos tios, pois seus pais viajaram e Pedro ficou em casa para estudar, enquanto Susana foi com eles. Enquanto observavam um quadro acabam sendo levados até Nárnia. 

Acidentalmente (ou talvez Aslam quisesse assim), Eustáquio, um primo de Lúcia e Edmundo vai parar Nárnia junto com eles. Eustáquio detesta os primos, não acredita na existência de Nárnia e nunca leu um livro de fantasia.

Em Nárnia, reencontram um velho amigo, o agora rei Caspian. Rei Caspian está a procura de sete fidalgos amigos de seu pai. Eles desvendam mares nunca navegados em um navio chamado Peregrino da Alvorada. Nessa nova aventura, o mal está sempre um passo a frente deles, tentando-os e perseguindo-os. Cheia de surpresas, umas agradáveis, e outras, nem tanto.

Eustáquio, que era um cético precisou se render à magia daquele lugar mágico. Navegando os mares orientais e suas misteriosas ilhas em busca dos desaparecidos, descobrem coisas incomuns até mesmo para Nárnia: Dragões, Tontópodes (anões com um único e imenso pé) e estrelas que param para conversar.

Ao fim da aventura, Lúcia e Edmundo descobrem que não podem mais voltar para Nárnia, pois não são mais crianças e já cresceram demais.


A Cadeira de Prata

Dessa vez, Eustáquio retorna a Nárnia e acaba levando Jill, uma amiga de escola. Aslam lhes dá uma missão: resgatar o príncipe Rilian, filho de um velho amigo de Eustáquio. Suspeitam de quem se trata? Sim, rei Caspian já é um velho senhor quando Eustáquio volta a Nárnia. Rilian, filho de Caspian sumiu há cerca de dez anos e Aslam dá instruções para Jill que devem ser seguidas fielmente. Mas Jill é uma humana e humanos são falhos. Nessa aventura, acabam parando em um mundo interior, abaixo de uma cidade de gigantes. 

Descobrem uma nova civilização, comandada por uma mulher que, segundo os habitantes dali, é a melhor de todas as mulheres. No meio dessa civilização, um dos sinais dados por Aslam aparece, e a escolha de segui-lo ou não pode ter sérias consequências. Quando decidem seguir o sinal, descobrem que a mulher não é o que finge ser, e agora devem enfrentá-la se quiserem sair dali com vida e completar a missão. 

A Última Batalha

Uma mentira começa a desestruturar Nárnia, essa mentira leva todos a temerem Aslam. Jill e Eustáquio voltam para o mundo mágico de Nárnia e encontram o atual rei em grande perigo. Unem-se a ele para tentar restabelecer a ordem. Mas quando conseguem desvendar e provar a fraude acabam levando a culpa. 

O caos se instala completamente e uma guerra é iniciada, a partir desse momento tudo se torna imprevisível. Tanto que em determinado ponto Pedro, Lúcia, Edmundo e até mesmo Digory e Polly aparecem para ajudar. Apenas Susana não está presente, perdeu a fé no lugar onde um dia foi uma grande rainha.

Mas eles sabiam que não podiam retornar para Nárnia, então como chegaram ali? No meio da batalha, o deus Tash, a personificação de tudo que é mau, se envolve. A destruição é iminente e aquela torna-se uma batalha perdida.

Ali encontram em uma versão maior e aprimorada de Nárnia, e velhos amigos reaparecem incluindo Tumnus, o fauno que fora o primeiro amigo de Lúcia e o casal de castores que os ajudou na primeira aventura. Mas séculos já haviam se passado em Nárnia. Que lugar era aquele? Um livro rico em ensinamentos, moral, aventuras.

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