Eddie the Eagle (EUA) |
Quando o britânico Eddie Edwards chegou aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 ele era um mero desconhecido, mas mesmo não saindo vencedor, marcou a todos com sua obstinação e alegria em comemorar cada uma de suas vitórias pessoais. O jovem se classificara para o evento após bater o recorde britânico (baixo para os padrões mundiais, mas enorme para ele), tornando-se o melhor saltador de esqui do país. A forma de comemorar batendo os braços, semelhante a um pássaro, fez com que ganhasse o apelido de Eddie "Eagle" (águia).
A história baseada na vida do atleta amador chegou às telas com um tímido filme em que mostra o jovem desde sua infância até sua consagração. Após muitas negociações, Taron Egerton, que fez uma significativa participação no inglês "Kingsman" foi escolhido para o papel principal. O ator empresta seus trejeitos ao personagem e desde o início estabelece um carisma que ele já emprestara em seu papel anterior. Mesmo contando com uma significativa participação de Jon Voight como um consagrado treinador, é Hugh Jackman o nome de maior peso no elenco, interpretando o fictício treinador Bronson Peary.
'Voando Alto' é extremamente tradicional, mostrando uma cronologia linear dos acontecimentos, desde a infância, quando Edwards era um garotinho obstinado e que não se acanhava com algumas limitações, dentre elas o fato de ser míope até a fase mais madura. Mas é mesmo com a chegada à fase adulta que a história ganha fôlego, com o personagem abrindo mão de uma vida sem atrativos e decidindo correr atrás de seus sonhos. O filme é sobre a capacidade de superação, sobre a paixão que move e a insistência quando se enxerga as possibilidades. É também sobre a necessidade que existe de um apoio externo. Se o pai de Edwards é um dos obstáculos, surge a figura da mãe, que mesmo timidamente, o apoia em todos os sentidos e gestos. Para correr atrás dos sonhos, é necessário não apenas a força interior, mas também alguém que caminhe lado a lado e potencialize os resultados.
Bronson Peary em sua juventude, tinha a paixão que Eddie alimenta, mas não soube manter o equilíbrio necessário para desenvolver seu talento nato. Foi o melhor de sua equipe, mas a incapacidade de manter-se firme nos treinos o levou ao afastamento. Ele reconhece em Edwards parte do que nutria, e o vencedor que poderia ter sido. O jovem surge como uma maneira dele mesmo acreditar em suas potencialidades. É vida que se renova, e uma nova fase que surge também para ele.
'Voando Alto' é um filme despretensioso, honesto e extremamente simples para ser colocado entre os grandes lançamentos deste ano. No entanto, cativa desde os primeiros momentos de projeção, e não raro emociona em algumas cenas. É um bom filme para curtir em família e sem se preocupar com grandes efeitos em tela ou grandes atuações. Cumpre o prometido e nos faz sair da sala com um enorme sorriso no rosto.
Avaliação:
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!