The Expanse, série de ficção científica produzida pela SyFy, veio conquistando os telespectadores com uma história envolvente, efeitos especiais surpreendentes e um elenco de peso. Baseado na série de livros escrita por James S. A Cory (pseudônimo da dupla Daniel Abraham e Ty Franck) e está sendo adaptada pelas mãos de Mark Fergus e Hawk Ostby. A trama se passa 200 anos no futuro, em um Sistema Solar que se transformou em uma populosa rede de colônias.
Planetas externos com órbitas além do cinturão de asteroides, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que são ricos em minérios, e as próprias colônias do cinturão, buscam pela sua independência da Terra e de Marte, que hoje é uma das maiores forças militares do sistema. Nesse cenário o detetive de polícia Miller, nascido no cinturão de asteroides, recebe a tarefa de encontrar uma mulher desaparecida, Julie Mao. Ao mesmo tempo, James Holden, ex-primeiro oficial de um cargueiro de gelo, juntamente ao resto da tripulação do cargueiro, descobrem lentamente uma vasta conspiração interplanetária que pode desencadear uma guerra espacial desastrosa.
The Expanse não possui um único protagonista, aquele herói exato a ser seguido, na verdade podemos dizer que a série é focada em 3 personagens centrais, que ao seu redor existem uma gama de outros personagens. A série nos apresenta uma space opera noir, repleta de personagens e plots (que são sequências de eventos dentro de uma história que afetam outros eventos através do princípio de causa e efeito), desconexos que aos poucos se cruzam.
No episódio piloto somos introduzidos ao contexto desse futuro que a série retrata, e já de cara os efeitos especiais chamam atenção. Não é por menos que The Expanse é a série mais cara do canal SyFy. Três personagens são inseridos na trama:
Josephus Miller (interpretado por Thomas Jane), um detetive da estação de Ceres (uma colônia do cinturão de asteroides) com problema com o álcool, que não segue as regras e considerado corrupto. Jim Holden (interpretado por Steven Strait), terráqueo que vive junto com uma tripulação em grande parte Belter (pessoas que nasceram fora do eixo Terra e Marte) e que trabalha como Imediato em um cargueiro de gelo, a nave é chamada de "Canterbury". Chrisjen Avasarala (interpretada por Shohreh Aghdashloo), uma subsecretária da ONU que está lidando com as tensões criadas entre a Terra e Marte.
O primeiro episódio conseguiu trabalhar com equilíbrio entre surpreender o telespectador com belíssimos efeitos visuais e apontar as nuances dos protagonistas, mostrando a ambiguidade de cada um, pois não há ninguém 100% bom ou mal, e também mostrando que todos possuem algum segredo a ser explorado e revelado. The Expanse, diferentemente de outras séries do gênero que focam apenas na apresentação dos personagens, preferiu seguir por outra vertente ao criar um universo vasto e com regras bem claras, gerando uma atmosfera que nos deixa intrigado e instigado a imergir nessa aventura.
O interessante é que, apesar deste cenário ser palco de tanta evolução cientificamente e biologicamente falando, a série promete focar ainda mais na relação entre os personagens e nos embates pessoas que eles devem enfrentar. The Expanse gira em torno de um mundo em que a inteligência artificial existe, e as pessoas provavelmente sofreram alguma modificação geneticamente até certo ponto.
Tanto que o mistério central da série, o que aparentemente está baseado no desaparecimento de uma garota, vira plot secundário no meio de tantos laços e intrigas. E só volta realmente a ter o foco principal nos últimos episódios da primeira temporada. Muita coisa acontece, conspiração, e nem tudo que achamos realmente é, na verdade está muito além da nossa compreensão.
The Expanse acerta em cheio. Nos primeiros episódios, você não entende muito bem o porque do que está acontecendo, e pode achar que a narrativa está caminhando lentamente. Mas a cada episódio, o ritmo vai acelerando, e ao final de cada programa você fica surpreendido, esperando ansiosamente o próximo. Não é por menos que The Expanse foi renovada antes mesmo do final da primeira temporada, que deve estrear em 2017 com também 13 episódios.
Sou apaixonado pelo série ... Obrigado pelas informações rsrs adorei a matéria.
ResponderExcluirSou apaixonado pelo série ... Obrigado pelas informações rsrs adorei a matéria.
ResponderExcluir