The Dressmaker (AUS) |
O ditado popular diz que a
vingança é um prato que se come frio. No filme A Vingança Está na Moda pode-se substituir um prato frio por um vestido muito bem estilizado. Numa
mistura de western com vingança e moda, Jocelyn Moorhouse volta na direção
depois de quase 20 anos.
O roteiro, escrito também por
Moorhouse em parceria com seu marido J.P. Hogan, é adaptação de uma obra da
autora australiana Rosalie Ham. A trama se passa em 1951, numa cidade de
interior australiana fictícia chamada Dungatar, onde a estilista Myrtle Dunnage
(Kate Winslet) volta depois de ter sido expulsa em decorrência de um evento
dramático do seu passado. Ao redor do arco da protagonista, se desenvolvem
personagens e demais tramas daquela cidade – quase vilarejo – bem peculiar.
No entanto, na busca de se firmar
numa identidade, o longa se perde em suas contínuas quebras de ritmo, com cenas
iniciadas pela comédia e terminadas no mais pungente drama, além dos diálogos
arrastados, com frases de efeito que não funcionam. Mas o filme ganha pela
tamanha excentricidade de seus personagens, muito por causa do elenco. Destacam-se
as interpretações de Judy Davis como mãe da protagonista, e de Hugo Weaving
como um policial transgênero não assumido. E, claro, Winslet em uma outra
ótima atuação, ainda que prejudicada pela falta de tom que sua personagem
possui.
No que o filme peca com o
roteiro, surpreende com o visual. A fotografia de Donald McAlpine, ao trabalhar
com a direção de Moorhouse, busca o enquadrar centralmente o objeto,
trabalhando com o campo visual em questão, fazendo uso de uma paleta de cores
que nos remete ao retrô da época do filme, contrastando entre tons pastéis e
cores vivas. E, ainda, toda a direção de arte de Roger Ford, adjunta da
maquiagem e do belíssimo figurino trabalhados, os quais formam uma química
incrível.
Mesmo que o roteiro não seja
realizado da sua melhor forma, a crítica social perdurada pelo filme nos faz
perceber que o mesmo conservadorismo e hipocrisia de um vilarejo de 1950 permanecem
presentes na atual construção da sociedade, a mesma que se diz evoluída – será?
Avaliação:
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