Há 27 anos no mercado de distribuição, a Imovision se consolidou como uma das maiores incentivadoras do cinema autoral, e já trabalhou com diversos filmes que saíram do Festival de Cannes. Este ano, além de 6 filmes da Seleção Oficial, a distribuidora adquiriu dois filmes da mostra Un Certain Regard e um filme da Quinzena dos realizadores.
Entre as novas aquisições, destacam-se os que saíram premiados do Festival. “120 Batidas Por Minuto” de Robin Campillo levou o Grade Prêmio do Júri, e foi aclamado como o favorito do ano até mesmo por Pedro Almodovar, o presidente do júri, que se comoveu ao falar sobre o filme na coletiva de imprensa após a cerimônia de premiação. O longa de Campillo também conquistou a imprensa internacional, e recebeu o prêmio de Melhor Filme da FRIPESCI. O filme relata a luta do grupo ativista Act Up, que intensifica seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids no início dos anos 90.
O suspense “In The Fade” de Fatih Akin também foi um dos mais comentados durante o festival, e rendeu para a alemã Diane Kruger a palma de Melhor Atriz. Em seu discurso ao receber o prêmio, a atriz frisou “eu não poderia receber esse prêmio sem pensar nas pessoas que foram vítimas do terrorismo. Por favor, saibam que vocês não foram esquecidos”. No longa, a protagonista é surpreendida ao descobrir que seu filho e marido morreram vítimas de um atendado terrorista. Desesperada, ela decide lutar por justiça ao descobrir que os responsáveis são integrantes de um grupo neonazista.
A japonesa Naomi Kawasi levou o Grand Theatre Lumiere a comoção, e arrebatou o Prêmio do Júri Ecumênico com “Radiance”, uma obra de extrema delicadeza e sensibilidade.
Ainda da Seleção Oficial, a Imovision também irá distribuir no Brasil os filmes “Os Fantasmas de Ismael” de Arnaud Desplechin, filme de abertura do Festival com os consagrados atores Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg e Mathieu Amalric. “Redoubtable” de Michel Hazanavicius, que traz Louis Garrel como o celebre diretor e escritor Jean-Luc Godard e “Jupiter's Moon” de Kornél Mundruczó.
Da Quinzena dos Realizadores, “Let The Sunshine In” de Claire Denis recebeu o PRÊMIO SACD – Melhor filme francês da quinzena dos realizadores. O filme é estrelado por Juliette Binoche.
Da Mostra Un Certain Regard, o longa argentino La Novia del Desierto de Cecilia Atán e Valeria Pivato e “Until The Birds Return” de Karim Moussaoui.
Outros filmes fora da seleção do Festival também foram adquiridos: “The Third Murder” o novo projeto do mestre japonês Kore-eda Hirokazu, “The Teacher” de Olivier Ayache Vidal, e o documentário definitivo sobre o polêmico diretor Ingmar Bergman, que será lançado para celebrar os 100 anos do diretor em 2018.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!