Será a primeira vez de Guillermo del Toro disputando ambos os almejados prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme no Oscar, por A Forma da Água. Seu primeiro contato com a competição aconteceu quando foi nomeado na categoria de Melhor Roteiro em 2007 por O Labirinto do Fauno; somente 11 anos depois vemos seu trabalho sendo prestigiado pelo corpo de críticos da estatueta dourada.
Oscar 2018: Pela primeira vez, Guillermo del Toro concorre em Melhor Filme e Direção
Indicação dupla acontece num momento de ascensão latina na premiação norte-americana.
Guillermo, Alejandro G. Iñárritu e Afonso Cuarón fazem parte do círculo micro de diretores mexicanos indicados que, por sua vez, fazem parte de outro núcleo ainda pequeno de realizadores latinos que conseguiram atrair a inacessível atenção dos críticos do Oscar.
Os trabalhos de del Toro focam na linha tênue entre fantasia e realidade em contrastes delicados entre grotesco e belo (até mesmo em seus trabalhos mais popularizados como Blade II e Pacific Rim). Ao mesmo tempo, esses parâmetros, como os personagens fantásticos que cria e adapta, são espelhos de como a vida real pode ser mais assustadora que a ficção e que o fantástico detêm uma humanidade sublime e mal compreendida num mundo que esqueceu-se de como sonhar.
A Forma da Água retrata um laboratório no auge da guerra fria, onde Elisa, uma jovem muda que trabalha como zeladora, acaba por descobrir um homem anfíbio que está cativo no local. Quando Elisa percebe-se apaixonada pelo ser aquático, elabora um plano para libertá-lo de sua prisão.
Com estreia prevista para 01 de fevereiro nos cinemas brasileiros, o filme concorre no Oscar 2018 a um total de 13 indicações!
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!