A inventividade de Spike Jonze se firma em um grau de cinema quase tão caótico quanto o do Charlie Kaufman, se é que é possível compará-lo a alguém - não a toa conceberam Adaptação, uma obra-prima dos roteiros formulaicos americanos. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original por Ela, Jonze tem uma extensa carreira para além do cinema, produzindo e dirigindo curtas-metragens e videoclipes musicais.
Spike Jonze: a criatividade que foi parar na Apple
Confira o comercial que o diretor de "Ela" produziu para o novo produto da Maçã
Dentre as quase 90 produções de curtas durações, Jonze dirigiu grandes artistas e bandas, como Arcade Fire, Lady Gaga, Kanye West, Paul McCartney, Björk... A influência musical em torno de sua filmografia é um espelho imediato da quantidade de projetos onde a música, ou a dança, dominam uma linguagem que constrói as histórias quase que a modo próprio. Pode até se dizer que o universo de Ela é originado de referenciais que convivemos; esse debate sobre a intervenção das tecnologias e tudo mais. Mas os espaços orquestrados por Jonze em Quero Ser John Malkovich e Onde Vivem os Monstros, são exemplos de dramaturgias que só fazem sentido sobre óticas específicas.
Convertendo essa energia em música, Spike filma danças, luzes, sons, como se essas situações pudessem ter um espaço próprio, como o universo Lynch ou Buñuel, por exemplo. É muito próximo da tão questionável "videoarte" que depende de sentimentos não ditos, referenciais internos e abstrações imensas. Um de seus exemplos é o que podemos chamar de "video-dança", filmado num palco com direito a plateia ao vivo - no elenco, um casal de dançarinos formado por Mia Wasikowska e Lakeith Stanfield. Independente de rápidos entendimentos, veja que exercício impressionante:
Toda essa história pra chegar na Apple. Existe um terreno que no Brasil é mais comum. Com óbvias exceções (nomes dos nossos falecidos estúdios), os cineastas brasileiros sempre tiveram muitas dificuldades para viver de um cinema independente, e muitos trabalhavam com a publicidade. Talvez não seja exatamente a necessidade de Spike, mas essa vasta produção "independente" faz mais parte de sua carreira que propriamente os longas-metragens. Assim como qualquer um dos artistas acima listados, ele foi contratado para unir os dois universos que falamos: o cinema e a música/dança.
A demanda era elaborar o comercial de um novo produto da Apple: HomePod, uma caixa de som "gourmet" que promete uma nova experiência sonora para sua casa. Independente desse marketing estratosférico ser padrão da empresa, olha como a inventividade de Spike Jonze pode te fazer pensar que isso parece uma boa ideia: deixar a música te transcender na sala de casa.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!