Um total de 24 filmes vai compor a Mostra Brasileira de Curtas-Metragens de Animação do I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web, que acontecerá de 23 a 26 de maio de 2018 em Fortaleza. Foram selecionadas produções das três regiões do audiovisual: 07 do CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste), 07 do FAMES (formado pelos estados do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo) e 10 do EIXO (Rio de Janeiro e São Paulo). Todos os selecionados disputam o Troféu Anima Ceará, que será concedido ao melhor nas categorias de Curta-Metragem, Roteiro, Produção CONNE e Trilha Sonora. Ao vencedor na categoria de Melhor Produção CONNE será concedido também o prêmio de R$ 5 mil, por decisão da curadoria junto à direção do festival. As exibições acontecerão no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com entrada gratuita.
OS SELECIONADOS
A bailarina (Lucas Argenta. RS), Adeus (Marília Feldhues. PE), A formidável fabriqueta de sonhos Menina Betina (Tiago Ribeiro. PA), Aquário (Alice Andreoli Hirata. SP), As bordadeiras do jardim (Julia Vellutini. SP), Aviãozinho (Antônio Jr. RJ), Boi (Lucas Bettim e Renan Carvalho. SP), Cartas (David Mussel. RJ), Ciclo (Felipe Del Rio de Barros. SP), Desencontro (Jackson Abacatu. MG), Dia um (Natália Lima, Júnior Ramos e Itamar Silva. PE), Fome (Rildo Farias. GO), Golpe Baixo (Gabriel Nóbrega, Márcio Nicolosi e Rodrigo Paulicchi. SP), La loba (Julia de Macedo Nicolescu. RJ), Metamorfose (Jane Carmen Oliveira. MG), Meu melhor amigo (Laly Cataguases. MG), Millie (Israel Dilean. MG), O consertador de coisas miúdas (Marcos Buccini. PE), O explorador de Saturno (Guilherme Araújo e Iuri Araújo. GO), O malabarista (Iuri Moreno. GO), O suicídio (David Lucas. MG), Rise (Jannerson Xavier. SP), Solito (Eduardo Reis. RS) e Tailor (Calí dos Anjos. RJ).
I Anima Ceará: festival divulga curtas selecionados para a mostra competitiva
O Festival acontece de 23 a 26 de maio em Fortaleza, com exibições, oficinas e seminário abrangendo as plataformas Cinema, TV, Games e Web
EXIBIÇÕES ESPECIAIS
Além da mostra competitiva, dois filmes de animação terão exibições especiais. Na noite de abertura acontece a estreia do curta “Blwarh”, do cearense Levi Magalhães. Em 2015 o diretor lançou a webserie homônima, utilizando a técnica stop motion. No encerramento do festival, haverá homenagem ao cineasta e artista plástico baiano Chico Liberato, um dos pioneiros do cinema da animação nordestina, sempre rebuscando tradições regionais para contar histórias comoventes. Na ocasião, será exibido seu longa-metragem “Ritos de Passagem”, lançado em 2014.
SEMINÁRIO
Um seminário com palestras, mesas redondas, workshops e bate-papos também compõe a programação do I Anima Ceará, com foco nas novas políticas e no mercado da animação nas plataformas Cinema, TV, Games e Web. A programação acontecerá no Auditório do Dragão do Mar.
Em sua primeira edição, o Festival surge para levar parte significativa da produção de animação brasileira ao público e profissionais cearenses, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores brasileiros e a promoção de novos talentos na área da animação game e novas mídias, em especial das regiões CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste).
Fonte: Assessoria de Comunicação do I Anima Ceará
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!