O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema chega a sua 28ª edição. A programação contará com cerca de 100 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema e projetados na Praça do Ferreira. Dia 4, sábado, os bilhetes começam a ser distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.
28ª Cine Ceará: confira os destaques da programação
O festival acontece de 04 a 11 de agosto em Fortaleza
Nesta edição, oito longas concorrem ao troféu Mucuripe. A ficção "O Barco", de Petrus Cariry ("Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois"), será o filme de abertura, fazendo sua estreia nacional. Neste dia também acontece a homenagem ao comediante Renato Aragão e ao prof. Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará. No dia 5 será a première nacional do chileno "Cabras de Merda", de Gonzalo Justiniano; segunda-feira é a vez do espanhol "Petra", de Jaime Rosales, que estreou mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Já na terça-feira, dia 7, dois longas serão exibidos, o brasileiro “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, que estreia mundialmente no festival, e o colombiano "Amália, a secretária", de Andrés Burgos, fazendo sua première no Brasil. A quarta-feira contará com a exibição especial fora de competição do documentário "Che, Memórias de um ano secreto", de Margarita Hernández.
Quinta-feira, o ator Antônio Pitanga será o homenageado. Na competição de longas serão exibidos "Anjos de Ipanema”, de Conceição Senna, fazendo sua estreia mundial, e o documentário "Senhorita Maria, a saia da montanha", de Rubén Mendoza, premiado nos festivais de Cartagena, Locarno e Amiens. Sexta-feira, "Diamantino" (Brasil, Portugal e França), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, terá sua primeira exibição no Brasil, encerrando a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do Cine Ceará.
Sábado, dia 11, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, emissora que em 2018 completa 20 anos, será homenageado. Também acontece a pré-estreia do primeiro capítulo da série da Globo "Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios", com a presença do diretor Halder Gomes e do protagonista Edmilson Filho.
Os curtas-metragens também vão marcar presença no Cine Ceará. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, estão 13 produções, incluindo o pernambucano "Nova Iorque", de Leo Tabosa, os cearenses "A Canção de Alice", de Bárbara Cariry e "Capitais", de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, dentre outros.
Os vencedores das duas mostras competitivas serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.
A programação conta também com o II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – Conne, além de oficina de roteiro, cursos de produções para séries de TVs e projetos incentivados e master class sobre melodrama. O público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, com mais de 20 curtas cearenses, as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais e Cinema na Praça, com a exibição de episódios de Os Trapalhões. Este ano o Peru é o país homenageado com a Mostra de Cinema Peruano, que apresenta 16 filmes, de 31 de julho a 5 de agosto, na CAIXA Cultural Fortaleza, antecedendo o início do festival.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!