Pular para o conteúdo principal

Dicas culturais #1

Resultado de imagem para halloween 2018
Começar uma coluna cultural com dicas daquilo que consideramos mais relevante na cidade e no País exige uma tremenda responsabilidade. Sabendo disso, a equipe do Quarto Ato se responsabilizará semanalmente para entregar, de forma coletiva, as melhores programações e outras dicas consideradas impensáveis de se recusar.

Aqui você encontrará filmes, shows, espetáculos e outras atividades que, dependendo do resultado do segundo turno, estão em risco de extinção. Mas a resistência é nossa. E o Quarto Ato, claramente, já entendeu isso.

Vamos pra rua consumir o que é nosso por direito.

Cinema
Essa semana entra em cartaz o filme Halloween, dirigido por David Gordon Green. Na continuação, Michael Myers volta, quatro décadas depois, para confrontar, pela última vez, Laurie Strode, vivida por Jamie Lee Curtis. Além deste, a grande estreia é o filme Fúria em Alto Mar, que, tem como astro principal, Gerard Butler enfrentando terroristas, piratas e uma perseguição em alto mar.

No cinema alternativo, é possível conferir os filmes Os Invisíveis, Um dia, Uma Noite de 12 anos, A Fábrica de Nada e Djon África. Todos estão em cartaz no Cinema do Dragão. Ainda no cinema de rua, você poderá conferir a maratona Harry Potter, que acontece no magistral Cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira. 

Literatura
A redatora Natália Coelho recomenda uma revisita na obra do escritor venezuelano Rafael Cadenas, que recebeu, nesta última terça-feira, 23, o XXVII Prêmio Reina Sofia de Poesia Iberoamericana. "Cadenas foi parte do grupo de poetas venezuelanos “Távola Redonda” e, com 88 anos, assina principalmente ensaios e poemários. Entre suas poesias mais famosas, destaca-se “Derrota”, poema de várias estrofes e forte mensagem que, ironicamente, o poeta se recusa em lê-lo em público", comenta Natália. 

Shows
A família Veloso está de volta pela segunda vez em Fortaleza para apresentar o Ofertório, trabalho que reúne no palco o pai, Caeatano, e os filhos Moreno, Zeca e Tom, em um show que já deu as caras em inúmeras cidades brasileiras. Para Fortaleza, o quarteto reúne 28 canções, de clássicos a novas composições. O espetáculo acontece no Centro de Eventos do Ceará, com ingressos à venda pela internet. 

Espetáculos 
Hoje, 25, a Bienal de Dança de Par segue a sua programação com diversos espetáculos espalhados por Fortaleza. No'tro Corpo, por exemplo, que irá ter lugar no Teatro B, de Paiva do Porto Dragão, às 19 horas, conta com entrada gratuita. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

O Retrato de Dorian Gray | Os segredos de Dorian

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em 1854 em Dublin, estudou na Trinity College de Dublin e, posteriormente, no Magdalen College em Oxford. Seu único romance foi O retrato de Dorian Gray e seu sucesso como dramaturgo foi efêmero. Morreu em 1900 em Paris, três anos após ter sido libertado da prisão por ter sido pego em flagrante indecência.  O retrato de Dorian Gray foi publicado pela primeira vez em 1891 em formato de livro em uma versão bastante modificada do romance original de Oscar Wilde, pois foi considerado muito ousado para sua época. Já tinha sido editado quando publicado em série na revista literária Lippincott’s em 1890 e depois ainda foi alterado pelo próprio Wilde, que em resposta às duras críticas, fez sua própria edição para a publicação em livro. Estamos falando de uma Inglaterra do século XIX bastante tradicionalista e preconceituosa, assim, a versão original, tirada do manuscrito de Wilde, nunca havia vindo a público. Nicholas Frankel, professor de I...