“Estou triste, tão triste, estou muito triste” um verso que só parece simples demais para a boca de Caetano. Há uma tristeza comum ao seu olhar que se escondeu durante o amadurecimento rebelde. A anarquia, o grito contra a ditadura, a Tropicália, ele esteve a frente de muito, até agressivo, debochado, afrontoso, mas sempre triste. Basta olhar, e sentir. Caetano feliz ainda é triste, talvez seja o estado favorito de toda poesia.
A Tristeza de Caetano
O olhar que ainda é feliz
Isso não significa que se apresente sem emoção, carisma, sem sensação. Caetano canta com a alma, é o alguém que canta de tão longe, longe porque é de dentro. “ A voz de alguém nessa imensidão, que canta como que pra ninguém”. Parece que ninguém vê o olhar triste que tanto contrasta com o sorriso alegre que doou a Bethânia.
Demorei pra sentir que “Estou Triste” é uma canção prazerosa. A gente sabe que a tristeza é um sentimento lindo, é como ser feliz pra dentro. Só tem você lá dentro e isso pode parecer triste. É linda a tristeza, ainda mais ao existir coisa tão pior. A angustia, por exemplo, não tem volta. Parece ser o fim, um ataque de pânico. Fudeu. Ninguém pode ajudar, a solidão rasga. Não há conforto que amacie depressa.
“Dançar contigo me dá Caetano
Amanhã cedo a gente pode esquecer”
Caetano Veloso (Breno Lima / João Eduardo Tatit)
A tristeza pode ser abraçada. Me sinto só ao ouvir Estou Triste, porque sou eu que canto, não Caetano. Caetano vira o sentimento que me resta sentir. Entendo quando Johnny Hooker o transforma em um estado de espírito, ao cantar “Dançar contigo me dá Caetano”. Aí é alegria, o contrário completo do que acredito ser Caetano. É porque a tristeza que vejo nele não é como nos filmes ou nos livros, é um sentimento de incompatibilidade. Ninguém é como Caetano, e ele parece cantar de um limbo que juramos ter decifrado. Gil também é isso, mas ele resolveu se entregar à paz. A Caetano, restou toda a dor de um mundo louco.
“O lugar mais frio do Rio é o meu quarto”
Caetano Veloso (Estou Triste)
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!