Pular para o conteúdo principal

Novo filme de Márcio Del Picchia conta o mistério da morte com melancolia e humor no interior do Ceará

A experiência do cinema regional se apropria das tradições, sensações e identidades, caminhando ao redor dessa realidade e construindo novos olhares onde a poesia, ficção e magia podem fundir para contar novas histórias. Esse investimento intelectual significa também uma afirmação do cinema brasileiro, como é o caso de Márcio Del Picchia, cineasta paulista radicado em Canoa Quebrada, que já realizou sete filmes no interior do Ceará, e em maio se prepara para as filmagens da oitava produção em quatro cidades do Vale do Jaguaribe: Aracati, Palhano, Limoeiro do Norte e Russas.

Dialogando diretamente com o realismo fantástico, o curta “Não me olhe com o canto dos olhos” dualiza as sensações da melancolia e humor nos seus protagonistas que convivem nas rotinas de cidades do interior. Enquanto Jéssica (Mika Guluzian) cada vez mais se satisfaz em confortar famílias em velórios, Paulo (Carlin Franco) é um humorista que herdou circo do seu pai. O destino faz o resto, fazendo suas vidas atravessarem as distâncias que preenchem aos seus modos.

Equipe nacional

“Nós gostamos de ter essa mistura, de trazer essa diversidade regional para os nossos filmes e todo mundo aprende um pouco com a experiência do outro. Esse filme reúne artistas de Fortaleza, Aracati, Russas, São Paulo, Paraná, Belo Horizonte... Somos uma equipe, estamos juntos para contar essa história no Ceará”, afirma o diretor Márcio Del Picchia.

Entre os cearenses, a equipe conta com o renomado fotógrafo Eusélio Oliveira, mais conhecido como Xuxu; Leuda Bandeira, atriz que participou do premiado “O Barco”, de Petrus Cariry; Fernanda Zeballos, do cenário teatral cearense; Nonato Carvalho, professor de técnicas de atuação que no filme também assina a produção de arte; André Campos, ator que participou de “O Shaolin do Sertão”, de Halder Gomes, e foi premiado em festivais brasileiros pela atuação no curta “Os Olhos de Arthur”.

De outros estados, por exemplo, estão as atrizes Mika Guluzian, que participou de novelas mexicanas e da série brasileira “O Negócio” da HBO; Larissa Góes, que atuou na 1ª fase da novela “Velho Chico” da Globo. Anastácia Custódio, experiente atriz em novelas dos canais SBT e Record, que também assina a produção de elenco ao lado do cearense Giovanni Marsallis; Leonora Aquila, cantora, performer e jornalista; dentre outros.

A arte da produção

De 05 a 18 de maio, a equipe embarca nas quatro cidades do interior cearense para o período de gravações, uma tarefa a ser realizada com muito rigor, como confirma Del Picchia. “Nossas locações são presentes de cinema. O Ceará é o berço da Terra da Luz, e há muito ganho nessa perspectiva visual. Essa é uma história rural e urbana, muito próxima da identidade cearense, e são dualidades que precisamos construir”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

O Retrato de Dorian Gray | Os segredos de Dorian

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em 1854 em Dublin, estudou na Trinity College de Dublin e, posteriormente, no Magdalen College em Oxford. Seu único romance foi O retrato de Dorian Gray e seu sucesso como dramaturgo foi efêmero. Morreu em 1900 em Paris, três anos após ter sido libertado da prisão por ter sido pego em flagrante indecência.  O retrato de Dorian Gray foi publicado pela primeira vez em 1891 em formato de livro em uma versão bastante modificada do romance original de Oscar Wilde, pois foi considerado muito ousado para sua época. Já tinha sido editado quando publicado em série na revista literária Lippincott’s em 1890 e depois ainda foi alterado pelo próprio Wilde, que em resposta às duras críticas, fez sua própria edição para a publicação em livro. Estamos falando de uma Inglaterra do século XIX bastante tradicionalista e preconceituosa, assim, a versão original, tirada do manuscrito de Wilde, nunca havia vindo a público. Nicholas Frankel, professor de I...