Pular para o conteúdo principal

Agnès Varda receberá homenagem em Fortaleza com exibição gratuita de 36 filmes

Organizado pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora, do Porto Iracema das Artes, o Circuito MERCI, VARDA! ocupará diversos espaços da Cidade de 8 de junho a 26 de julho, em quase 50 dias e 21 sessões. A Mostra é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida no último mês de março, aos 90 anos. A ação cineclubista exibirá, ao todo, 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral. A primeira sessão já acontece no próximo sábado, dia 8 de junho, com uma interação entre cinema, poesia e música. Será no pátio do Porto Iracema das Artes, a partir das 19h. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Agnès Varda: cineasta receberá homenagem em Fortaleza com exibição de 36 filmes

A diretora belga faleceu em 28 de março de 2019. Durante os meses de junho e julho, a mostra  no Porto Iracema das Artes contará com 24 debatedoras em 21 sessões divididas em diferentes espaços de Fortaleza.


Ao longo dos seus 60 anos de carreira, Varda tornou-se um expoente mundial no cinema ao ficar sempre ao lado das mulheres, dos artistas e dos trabalhadores em suas obras. O Circuito MERCI, VARDA! vem em forma de gratidão e afeto por seu engajamento no mundo e na relação sempre generosa com as pessoas que filmou e o seu público. Na programação, serão realizadas sessões semanais, durante os meses de junho e julho, em espaços como o Porto Iracema, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).

Entre as mulheres debatedoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduzirão as conversas em escolas, praias e nas periferias da Cidade. Integram este time Aline Albuquerque, Alessandra Marques, Beatriz Furtado, Bete Jaguaribe, Camila Vieira, Carolinne Vieira, Carolina Vieira, Cláudia Mesquita, Fabíola Gomes, Flávia Memória, Iana Soares, Janaína Marques, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Lis Paim, Manoela Ziggiatti, Maria Helena Bernardes, Marília Oliveira, Mona Gadelha, Nina Rizzi, Nina Kopko, Rúbia Mércia, Sabrina Araújo e Virgínia Pinho.

ABERTURA E ENCERRAMENTO

Na abertura e no encerramento do circuito, uma programação especial ao ar livre será construída para homenagear de forma poética a cineasta, que já esteve pessoalmente em Fortaleza no ano de 2009. Essa passagem foi registrada em um dos episódios da série “Agnès daqui e dali Varda” (2011). A primeira sessão, dia 8 de junho, às 19h, é um ritual de agradecimento intitulado de “Um rendez-vous com Agnès”, seguido de brinde coletivo e com exibição de curtas-metragens da diretora. Na ocasião, acontecerá também a performance musical “Um minuto sonoro, uma imagem”, com o grupo Sila Crvs A.O.A, inspirada pelas imagens do filme “Um minuto para uma imagem”, realizado por Varda em 1983.

Já no encerramento da Mostra, será exibido o filme “As Praias de Agnès” (2008), no dia 26 de julho, numa sessão ao ar livre na Praia dos Crush, com debate conduzido pela professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Furtado.

CONCURSO CULTURAL DE CARTAZES

Além das sessões, o Porto Iracema também realiza o Concurso Cultural de Cartazes que premiará a produção artística em torno da filmografia de Varda. O resultado do Concurso Cultural de Cartazes também será divulgado na sessão de encerramento da programação. Na ocasião, o 1º e 2º cartazes mais votados pelo público, por meio do site da Escola, receberão, respectivamente, os prêmios de 3 meses e 2 meses de acesso gratuito às sessões do Cinema do Dragão com direito a um acompanhante. As inscrições para o Concurso seguem até o dia 21 de junho. Para saber mais detalhes, CLIQUE AQUI.

Outros curtas ainda serão exibidos numa instalação fixa no pátio do Porto, aberta até 31 de julho, e intitulada de “Mostra Curta Cartazes”. O espaço divulgará ainda os cartazes participantes do Concurso e que estarão disponíveis para votação do público por meio do site da Escola.

Para conferir a PROGRAMAÇÃO GERAL DO CIRCUITO e a listagem dos filmes da Mostra Curta Cartazes, CLIQUE AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

Leonard Nimoy, eterno Spock, morre aos 83 anos

A magia que um personagem nos passa, quando sincera, é algo admirável. Principalmente quando o ator fica anos trabalhando com a mesma figura, cuidando com carinho e respeitando os fãs que tanto o amam também. E, assim foi Leonard Nimoy . O senhor Spock de Jornada nas Estrelas , que faleceu ontem (27/02) por causa de uma doença pulmonar, aos 83 anos. O ator, diretor, escritor, fotógrafo e músico deixou um legado imenso para nós. E isso é algo que ele sempre tratou com muita paixão: a arte. A arte de poder fazer mais arte. E com um primor de ser uma boa pessoa e querida por milhares. E por fim, a vida atrapalhou tal arte. Não o eternizou como o seu personagem. Mas apenas na vida, pois no coração e na memória de todos, o querido Nimoy vai permanecer perpétuo nessa jornada. Um adeus e um obrigado, senhor Leonard Nimoy, de Vulcano. Comece agora, sua nova vida longa e próspera, onde quer que esteja.