Quando exibido pela primeira vez no Brasil, na competição oficial do 47º Festival de Cinema de Gramado, o cearense Pacarrete emocionou uma plateia que repetiu nos dias seguintes que haviam presenciado o nascimento de um clássico brasileiro. No dia seguinte, o filme ganhou páginas inteiras em cadernos culturais de jornais impressos, destacando, além da própria obra, a interpretação de Marcélia Cartaxo, clássica protagonista de A Hora da Estrela.
Cearense "Pacarrete" vence Melhor Filme no 47º Festival de Gramado
O filme venceu os prêmios de Filme, Direção, Roteiro, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Filme pelo Júri Popular e Desenho de Som
Luiz Zanin, no Estadão, disse: "A gente deve agradecer aos filmes que nos fazem rir. E também aos que nos fazem chorar. E devemos agradecer duplamente os que nos fazem rir e chorar. É o caso de Pacarrete."
Márcio Sallem, do Cinema com Crítica, publicou que "A atuação sublime de Marcélia Cartaxo será, sempre, a primeira lembrança ao pensar neste jovem clássico do cinema nacional". Francisco Russo, do Adoro Cinema, disse que "De um histrionismo delicioso, Pacarrete é daqueles filmes que dá gosto de assistir." Lázaro Ramos, que atuou com Marcélia em Madame Satã, publicou no Instagram uma carta de amor pelo filme. "Acabei de ver o nascimento de um clássico Brasileiro. O filme Pacarrete é uma obra única.".
O longa é dirigido por Allan Deberton, cineasta de curtas-metragens como Os Olhos de Arthur (2016), que rodou o Brasil em festivais de cinema, O Melhor Amigo (2013), com Jesuíta Barbosa; e Doce de Coco (2010), com Débora Ingrid.
Primeiro longa de Deberton, Pacarrete conta a história de uma bailaria em Russas, no Ceará, que enfrenta a velhice e prepara uma festa de aniversário da cidade - ato que ninguém parece se importar. O filme teve sua estreia em junho deste ano em competição no Shanghai International Film Festival (SIFF), um dos maiores festivais da Ásia. A segunda exibição será no dia 06 de setembro, no encerramento do 29º Cine Ceará.
Confira abaixo todos os longas brasileiros premiados no 47º Festival de Gramado
Melhor Desenho de Som
Pacarrete
Melhor Trilha Sonora:
Homem Cordial
Melhor Direção de Arte
Veneza
Melhor Ator Coadjuvante
João Miguel, Pacarrete
Melhor Atriz Coadjuvante
Carol Castro, Veneza / Soia Lira, Pacarrete
Melhor Montagem
Hebe - A Estrela do Brasil
Melhor Fotografia
Raia 4
Melhor Roteiro
Pacarrete
Melhor Ator
Paulo Miklos, O Homem Cordial
Melhor Atriz
Marcélia Cartaxo, Pacarrete
Prêmio Especial do Júri
30 Anos Blues
Melhor Filme Júri Popular
Pacarrete
Melhor Direção
Allan Deberton, Pacarrete
Melhor Filme
Pacarrete
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!