Inscrito entre os candidatos a representar o Brasil no Oscar de 2020, A Vida Invisível, o sétimo longa-metragem da carreira do diretor cearense Karim Aïnouz, se tornou o primeiro título latino-americano a ganhar distribuição pela Amazon Studios nos cinemas dos Estados Unidos. A negociação foi realizada pela alemã The Match Factory em parceria com a Creative Artists Agency (CAA), maior agência de talentos do mundo, que representa Aïnouz e o produtor Rodrigo Teixeira no país norte-americano.
A Vida Invisível: com distribuição da Amazon nos EUA, filme brasileiro se aproxima do Oscar
Longa-metragem é o primeiro título latino-americano a ser distribuído nos cinemas pela empresa
Vencedor do Grand Prix da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, dos prêmios do público de Melhor Filme e do júri de Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Lima, e do CineCoPro Award, no Festival de Munique, o longa-metragem já tem exibição garantida em mais de 30 países, como Grécia; França; Polônia; China; Hungria; Eslovênia; Croácia; Luxemburgo; Bélgica; Holanda; Sérvia; Argélia; Egito; Iran; Israel; Jordânia; Líbia; Marrocos; Emirados Árabes; Reino Unido; Portugal; Itália; Coréia do Sul; Rússia; Cazaquistão; Ucrânia; Taiwan; Suíça; Espanha e Turquia. Em setembro, ‘A Vida Invisível’ terá sua primeira exibição na América do Norte no prestigiado Festival de Toronto.
A Amazon, gigante do mercado cinematográfico mundial, esteve à frente da distribuição de títulos, como O Apartamento, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2017, e Guerra Fria, indicado em três categorias da premiação: melhor direção, melhor filme estrangeiro e melhor fotografia.
Concorrência interna
Para muitos, incluindo a imprensa estrangeira, a negociação é um caminho aberto para que o filme ganhe força de indicação no Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional. Mas a indicação precisará vir de dentro do Brasil: uma comissão de nove artistas irá selecionar o filme a representar o Brasil na competição pela vaga. Dentre os 12 títulos brasileiros que concorrem está Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que venceu o Prêmio do Júri também em Cannes, na competição oficial. Ambos os filmes estão sob os olhos da imprensa norte-americana, e esse cenário por si só já é novo.
A Vida Invisível terá premiére nacional no 29º Cine Ceará no dia 30 de agosto, e tem estreia marcada para o fim de outubro. Já Bacurau já estreia no próximo dia 29 de agosto nos cinemas brasileiros. O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar será anunciado no dia 27.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião!