Pular para o conteúdo principal

Gratuito: Oficinas de quadrinhos na Caixa Cultural Fortaleza

Três oficinas marcam a programação do Panorama Nona Arte 2019 – Quadrinhos Impossíveis, que acontece de 22 a 24 de novembro na Caixa Cultural Fortaleza. Debates, feira de quadrinhos e oficinas compõem o evento que reúne alguns dos mais importantes nomes das HQs do país. O acesso é gratuito.

Gratuito: Oficinas de quadrinhos na Caixa Cultural Fortaleza

As inscrições são gratuitas e realizadas por ordem de chegada


As oficinas serão ministradas por quadrinistas convidados, abordando o desenho experimental, a produção na era da internet e o jornalismo em quadrinhos. Todas elas acontecerão na Sala Gente Arteira, com 12 vagas cada e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Antes da abertura do evento, nos dias 20 e 21 (Quarta e Quinta), Paula Puiupo, artista visual de São Paulo, que atua com quadrinhos, animação e tatuagem, ministrou a oficina “Desenvolvendo quadrinhos através do desenho experimental”. No dia 23 (sábado), o tema é “Arte para medrosos - Produzindo quadrinhos na era da internet”, com o pintor, poeta e cartunista André Dahmer, do Rio de Janeiro. A terceira oficina acontece na data do encerramento, dia 24 (domingo), com a jornalista e quadrinista Carol Ito, de São Paulo, sobre “Jornalismo em quadrinhos”.

Dia 23 (Sábado)

14h às 17h – Oficina 2: Arte para medrosos - Produzindo quadrinhos na era da internet
Com André Dahmer (RJ)
Local: Sala Gente Arteira. Classificação: 18 anos. Vagas: 12. Inscrições por ordem de chegada

A proposta da oficina é desmontar a visão romantizada do fazer artístico, mostrando que a Arte é um processo nato e ao alcance de todos, e não uma iluminação para poucos privilegiados, além de abordar o que é ser um autor de quadrinhos nos dias atuais.

Dia 24 (Domingo)

14h às 17h - Oficina 3: Jornalismo em quadrinhos
Com Carol Ito (SP)
Local: Sala Gente Arteira. Classificação: 18 anos. Vagas: 12. Inscrições por ordem de chegada

A ideia é fazer uma breve exposição sobre pesquisas e trabalhos de jornalismo em quadrinhos e explicar a metodologia básica de pauta, apuração, roteirização e planejamento de uma reportagem em HQ. Os participantes serão desafiados a adaptar uma matéria jornalística para a linguagem dos quadrinhos.


SERVIÇO:

[QUADRINHOS] Panorama Nona Arte 2019 - QUADRINHOS IMPOSSÍVEIS
Local: CAIXA Cultural Fortaleza / Pátio Externo
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 22 a 24 de novembro de 2019
Horário: 17h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Acesso para pessoas com deficiência.
Paraciclo disponível no pátio interno.
Informações gerais (85) 3453-2770

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

O Retrato de Dorian Gray | Os segredos de Dorian

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em 1854 em Dublin, estudou na Trinity College de Dublin e, posteriormente, no Magdalen College em Oxford. Seu único romance foi O retrato de Dorian Gray e seu sucesso como dramaturgo foi efêmero. Morreu em 1900 em Paris, três anos após ter sido libertado da prisão por ter sido pego em flagrante indecência.  O retrato de Dorian Gray foi publicado pela primeira vez em 1891 em formato de livro em uma versão bastante modificada do romance original de Oscar Wilde, pois foi considerado muito ousado para sua época. Já tinha sido editado quando publicado em série na revista literária Lippincott’s em 1890 e depois ainda foi alterado pelo próprio Wilde, que em resposta às duras críticas, fez sua própria edição para a publicação em livro. Estamos falando de uma Inglaterra do século XIX bastante tradicionalista e preconceituosa, assim, a versão original, tirada do manuscrito de Wilde, nunca havia vindo a público. Nicholas Frankel, professor de I...