Pular para o conteúdo principal

Cinema Inclusivo: Eusébio terá sessão mensal adaptada para pessoas com espectro autistas

Um programa especial para pessoas com Transtorno Espectro Autista - TEA e suas famílias vai acontecer todo mês no cinema do Shopping Eusébio. É o projeto Cinema Adaptado, que começa neste sábado, 14 de dezembro, às 10 horas, com a exibição do filme “O reino gelado: a terra dos espelhos”.  

Cinema Inclusivo: Eusébio terá sessão mensal adaptada para pessoas com espectro autistas

A partir deste sábado (14/dezembro), o cinema do Shopping Eusébio terá sessão com som e iluminação adaptados para o público com autismo e suas famílias


Parceria entre a Prefeitura de Eusébio, o Grupo Cine Cinema e o Shopping Eusébio, o Projeto Cinema Adaptado acontecerá uma vez por mês ao longo do ano de 2020. Aspectos visuais e auditivos foram pensados para que a pessoa com o espectro autista possa estar exposta e receber os estímulos do meio de forma adaptativa e acolhedora para sua realidade. “Esse projeto aumenta a possibilidade da pessoa com autismo frequentar outras sessões não adaptadas com o decorrer do tempo”, destaca a articuladora do projeto, primeira-dama do município Marta Gonçalves.

A adaptação do ambiente e o treinamento dos funcionários teve a supervisão da terapeuta ocupacional do município, Arismênia Lima, que para a adequação contou com a contribuição de Luana Bezerra, uma mãe com vasta experiência na área.  

A Prefeitura de Eusébio já desenvolve um trabalho com 219 autistas em equipamentos do município. A partir do acompanhamento direto a este grupo e seus cuidadores, a primeira-dama Marta iniciou o projeto para proporcionar mais momentos de cultura e lazer, além do cuidado de saúde integrada. “Muitas vezes as famílias não vão ao cinema por precisar acompanhar a pessoa com autismo nas terapias e não existiam sessões adaptadas sempre. As famílias ficavam à espera das sessões especiais de abril, mês de conscientização do autismo. Agora, a sessão mensal também servirá para a extensão do trabalho terapêutico realizado na rede municipal”, explica. 

As exibições do projeto serão realizadas na sala de 165 lugares, dos quais, 50% dos tickets serão garantidos pela Prefeitura para pessoas com espectro autistas atendidos pela rede pública de Eusébio. A outra metade estará disponível à venda. Para o administrador do Shopping Eusébio, João Graciliano, o empreendimento pretende estar sempre próximo aos movimentos da cidade. “Nosso objetivo é ser uma opção de entretenimento completo para nosso público. Valorizamos ações de acolhimento e temos em nossa diretriz o propósito de oferecer um espaço de estímulo para grupos específicos e projetos como esse”, ressalta. A programação será anunciada no início de cada mês.

O FILME
O primeiro filme a ser exibido no projeto Cinema Adaptado é “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Para dar uma lição na Rainha da Neve, o rei Harald encontra uma maneira de acabar com a magia do mundo, mandando todos que possuem poderes mágicos para A Terra dos Espelhos. Quando sua família também cai na armadilha do rei, Gerda fará de tudo para salvá-los, inclusive contar com a ajuda da própria Rainha da Neve. 

SERVIÇO
Cinema Adaptado – Projeto voltado para pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA. 
Lançamento: 14/12 (Sábado), às 10h, com o filme “O reino gelado: a terra dos espelhos” (Dir. Aleksey Tsitsilin. 2018). Classificação indicativa: Livre. 
Local: Shopping Eusébio (Av. Eusébio de Queiroz, 1890 - Tamatanduba, Eusébio). 
Capacidade: 165 lugares 
Ingressos: 84 ingressos reservados para a rede municipal de Eusébio. Os demais estarão à venda na bilheteria do cinema (vendas antecipadas no local, vagas limitadas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

Amor, Plástico e Barulho | SENSUALIDADE, CHORO E PAETÊS [por Gustavo Nery]

Brega: gênero musical popular brasileiro com raízes e destaque na região nordeste, caracterizado por suas músicas que misturam romance e sedução, e por suas cantoras excêntricas e de visual espalhafatoso. É nos bastidores dessa atmosfera que se desenvolve o drama “Amor, Plástico e Barulho” (2013), da diretora pernambucana Renata Pinheiro, e premiado em festivais como o de Brasília (2013) e Aruanda (2013). O longa-metragem foi exibido em Fortaleza pela primeira vez nessa sexta (13), como parte da II Mostra Cultura de Cinema Brasileiro. A trama do filme se desenrola em torno de Jaqueline (Maeve Jinkings), vocalista da banda Amor com Veneno , cuja carreira encontra-se em um patamar de incerteza, resultando em crises de alcoolismo e sintomas depressivos. Em contraponto, a jovem dançarina Shelly (Nash Laila), também integrante da banda, está determinada a atingir o sucesso e realizar o sonho de tornar-se cantora de Brega, independente das dificuldades que surgem em seu caminho. A...