Pular para o conteúdo principal

Teatro de Bonecos: Escola de Mamulengo promove seminário com oficinas e debates

Nos dias 06 e 07 de dezembro, a Escola de Mamulengo promove seu IV Seminário, um encontro que tem como tema central: o “Teatro de Bonecos na construção do conhecimento da infância e juventude”. O evento que reúne apresentações de espetáculos, rodas de conversa e oficinas formativas de teatro de bonecos acontecerá na Escola de Mamulengo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio espaço, no dia do Seminário, com direito a certificado de participação. 

O Teatro de Bonecos é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um conhecimento ancestral remetido à humanidade primitiva transmitido de geração para geração. Além de contribuir para a perpetuação da cultura do Mamulengo, a Escola de Mamulengo trabalha para promover a disseminação de informações técnicas sobre o seu fazer e sua importância na educação através da identidade cultural. 

Teatro de Bonecos: Escola de Mamulengo promove seminário com oficinas e debates

Crianças e adolescentes terão acesso gratuito a apresentações, rodas de conversa e oficinas sobre a arte milenar que pode ser usada de forma lúdica na educação


“São várias as formas de se fazer teatro de bonecos. Nós trabalhamos com o mamulengo, que é importante na formação da juventude porque não é feito a partir de conceitos abstratos, mas trabalha em cima do concreto. Tem um objetivo específico, então a absorção do conteúdo se dá de maneira mais natural para crianças e adolescentes”, pontua Graça Freitas, diretora da Escola de Mamulengo.  

Na sexta-feira, 06, a programação terá início, às 14 horas, com apresentação de espetáculo do Grupo Formosura de Teatro. Às 14h30, a mesa de abertura reúne representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Secretaria de Educação de Fortaleza (SME) e da Associação de Moradores da Serrinha (Amorbase). Às 15 horas, tem roda de conversa sobre as possibilidades da Arte-Educação Inclusiva, seguido de uma oficina de jongo e roda de Capoeira. 

Ministradas por integrantes do Grupo Formosura de Teatro, as oficinas de confecção e manipulação de bonecos acontecem no dia seguinte, 07, das 09h às 12h. Sobre o objetivo da atividade, Graça fala da união do saber manual e intelectual. “O conteúdo parte das técnicas de produção e manipulação dos bonecos para ensinar como podemos transformar um conflito concreto e dramático em teatro. Como elaborar um roteiro básico para repassar as informações que o educador deseja”, conclui. 
Seguido da apresentação dos resultados alcançados pela oficina, o seminário abre espaço para uma roda de conversa sobre “A importância da arte na construção do conhecimento na escola”. Às 16 horas, o Grupo Formosura de Teatro volta para apresentar um espetáculo de encerramento do evento. 

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (06/12)

14h Apresentação de espetáculo do Grupo Formosura de Teatro

14h30 Mesa de abertura com: Valéria Cordeiro, Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará -SECULT; Carolina Muniz, técnica do Núcleo de Cultura da Secretaria de Educação de Fortaleza (SME); e Cleyson Almeida, presidente da Associação de Moradores da Serrinha (Amorbase)

15h Roda de conversa com arte-educadores sobre as “Possibilidades da Arte-Educação Inclusiva – com Assun Assun, professor da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota e Marcelo Testa, professor de capoeira inclusiva. 

16h30 Separação de grupos para oficinas formativas no dia seguinte (Oficinas de confecção e manipulação de Mamulengo)

17h Encerramento com oficina de jongo e roda de Capoeira. 

Sábado (07/12)

09h as 12h Oficinas de Teatro de Bonecos

12h as 14h Almoço coletivo no local

14h Apresentação dos resultados das oficinas

14h30 Roda de conversa sobre “A importância da Arte na Construção do Conhecimento na Escola” – com Catarina Oliveira, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Maria Damazio, diretora da Escola Municipal Jader Moreira Carvalho

16h Apresentação de Espetáculo do Grupo Formosura de Teatro

17h Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte do Demônio (2013) | Reimaginação do "Conto Demoníaco"

The Evil Dead (EUA) Em 1981, Sam Raimi conseguiu realizar algo extraordinário. Com um orçamento baixíssimo (em volta de 1,5 mil), o diretor reinventou os filmes idealizados dentro de uma cabana com jovens e demônios. Além disso, ainda conseguiu fãs por todo o planeta que apreciavam a maneira simples e assustadora que o longa fora realizado. Em 2009, Raimi entrou em contato com Fede Alvarez por seu recente curta-metragem viral que rolava pela internet. A conversa acabou resultando na id eia de uma reinvenção do “conto” original de 1981. Liberdade foi dada à Alvarez para que tomasse conta da história. Percebe-se, a início, a garra deste para uma boa adaptação, no entanto, ainda peca por alguns problemas graves percebíveis tanto para quem é ou não é fã do original. Ao que tudo indicava, seria um Reboot. Mas se trata, na realidade, de uma (aparentemente) continuação audaciosa. A audácia já começa no pôster de divulgação: “O Filme Mais Aterrorizante que Você Verá Nesta Vida”...

Anúncio Oficial [Duas Faces do Cinema: Quarto Ato]

Desde que nós dois, Arthur Gadelha e Gabriel Amora, sentamos para decidir o nome do blog de cinema que escreveríamos a partir dali, e entramos no acordo que “Duas Faces do Cinema” intitularia o projeto, já sabíamos, mesmo sem dizer um para o outro, que ele não perduraria para sempre; não como principal. No entanto, assim que lançado, ainda com um fundo preto e branco, separando o casal principal do grande vencedor do Oscar, “O Artista”, a marca “Duas Faces do Cinema” ganhava espaço entre amigos e familiares.

Leonard Nimoy, eterno Spock, morre aos 83 anos

A magia que um personagem nos passa, quando sincera, é algo admirável. Principalmente quando o ator fica anos trabalhando com a mesma figura, cuidando com carinho e respeitando os fãs que tanto o amam também. E, assim foi Leonard Nimoy . O senhor Spock de Jornada nas Estrelas , que faleceu ontem (27/02) por causa de uma doença pulmonar, aos 83 anos. O ator, diretor, escritor, fotógrafo e músico deixou um legado imenso para nós. E isso é algo que ele sempre tratou com muita paixão: a arte. A arte de poder fazer mais arte. E com um primor de ser uma boa pessoa e querida por milhares. E por fim, a vida atrapalhou tal arte. Não o eternizou como o seu personagem. Mas apenas na vida, pois no coração e na memória de todos, o querido Nimoy vai permanecer perpétuo nessa jornada. Um adeus e um obrigado, senhor Leonard Nimoy, de Vulcano. Comece agora, sua nova vida longa e próspera, onde quer que esteja.